Azores Rallye cancelado por falta de meios…

Prova marcada para Setembro, em São Miguel, foi cancelada devido à “falta de meios” para garantir a ausência de público.

(auto.look2010@gmail.com) – Fotos: JORGE CUNHA / DPPI

O Azores Rallye, prova pontuável para o Campeonato Europeu de Ralis (ERC), marcado para Setembro, em São Miguel, foi cancelado devido à «falta de meios» para garantir a ausência de público devido à Covid-19, avançou a organização.

Em comunicado de imprensa, o organizador da prova europeia, o Grupo Desportivo Comercial (GDC), avançou que a edição 2020 não se irá realizar, «ficando adiada para 2021».

«A difícil decisão de adiar a prova prende-se com a falta de meios humanos e materiais para assegurar que esta decorra sem a presença de público», assinala o comunicado da organização. Este mês foi anunciado o acordo entre o GDC e a Autoridade Regional de Saúde dos Açores para a realização do rali de 17 a 19 Setembro, mediante a exigência de decorrer sem público.

Na altura, a organização destacou em comunicado que as «medidas decretadas» pela Autoridade Regional de Saúde «obrigaram que a realização em 2020» da prova fosse feita «sem a presença de espectadores», de forma a garantir a «salvaguarda da saúde pública».

«Sem meios» para fiscalizar a presença de público, o GDC releva que poderia ficar «comprometida a segurança dos participantes» e a «saúde pública dos açorianos» naquele que é «o maior evento de promoção da região».

O comunicado assinala que o GDC e o Eurosport Events «estão já a trabalhar» para incluir o Azores Rallye no calendário do Campeonato da Europa de Ralis no próximo ano, «conforme o acordo que assegura a prova até 2022 nessa prestigiada competição internacional».

O Azores Rallye decorre durante três dias pelas estradas da ilha de São Miguel nos Açores, levando, habitualmente, à concentração de dezenas de entusiastas nos locais por onde o rali passa. Inicialmente marcada para 26 a 28 de Março, a prova foi remarcada para 17 a 19 de Setembro devido à pandemia da Covid-19, sendo agora cancelada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

%d bloggers like this: