Automóveis e motos pré-guerra no Figueira–Estoril

O Museu do Caramulo, em parceria com outras entidades, vai organizar em Outubro o passeio para automóveis pré-guerra entre Figueira da Foz e Estoril, tal como o roteiro inicial de 1902.

(auto.look2010@gmail.com)

«O Figueira da Foz – Estoril, o passeio comemorativo da prova automobilística mais antiga da Península Ibérica, vai para a estrada nos dias 8 e 9 de Outubro e é destinado a automóveis e motos antigas. A prova realizou a sua primeira edição em 1902», explica a organização. Numa nota de imprensa, o Museu do Caramulo, que organiza o passeio com o clube Pre-War Racers Portugal, em parceria com o ACP Clássicos e o Clube Português de Automóveis Antigos, explica que «trazem de volta um passeio que celebra a era dourada do automobilismo».

À data, continua o documento, «o “raid” previa rumar para Cascais, mas alterações de última hora desviaram-no para Lisboa, mantendo-se assim até ao 2015, quando deixou de ser realizado. O passeio Cartrack Figueira da Foz – Estoril vai rumar a Cascais, o destino originalmente planeado», em 1902.

«Os modelos pré-guerra, produzidos até 1939, fazem parte de uma geração em que os automóveis e motos eram feitos sem limitações, com elevada elegância e exuberância, com atenção aos detalhes e materiais, o que lhes conferia uma presença que hoje raramente se encontra», considera a organização.

Neste sentido, o Museu do Caramulo defende que «é uma era especial que merece ser vista e celebrada» e, por isso, «esta prova é hoje mais importante do que nunca, apesar de haver cada vez mais eventos, provas e oportunidades para os proprietários de automóveis clássicos poderem participar e tirarem proveito dos seus veículos».

«A verdade é que quase nenhum deles é orientado ou pensado para poder receber este tipo de automóvel, o que faz com que eles desapareçam do olhar do público», considera a organização. Assim, o Museu do Caramulo apela à participação de colecionadores e proprietários deste tipo de automóveis e motos e, para isso, «os interessados devem manifestar o seu interesse enviando um e-mail para info@figueira-estoril.pt»

Este passeio, refere o documento, coincide com o Estoril Classics, «um evento internacional que decorre em Cascais nas mesmas datas e que servirá de destino para a chegada triunfante destes veteranos da história automóvel e posterior exposição em frente ao Casino do Estoril».

MUSEU DO CARAMULO

Com quase 70 anos de existência e visitado por mais de um milhão e meio de pessoas, o Museu do Caramulo alberga no seu espólio uma colecção de arte, uma colecção de automóveis, motos e bicicletas e uma colecção de brinquedos antigos. O Museu do Caramulo produz ainda, de forma regular, exposições temáticas e temporárias, e organiza vários eventos como o Salão Motorclássico, o Caramulo Motorfestival, o Freedom of Speed, O Museu na Rua ou o Rider – Passeio de Motos Clássicas.

PRE-WAR RACERS PORTUGAL

Fundado em 2020, o Pre-War Racers Portugal é um clube social, apimentado pelo desejo dos seus sócios em adquirir, restaurar, conservar, exibir, manter e correr nos seus veículos pré-guerra. É fruto de um grande desejo por reunir estas cápsulas da história automóvel e lhes dar vida no ambiente para o qual foram idealizadas, a estrada.

AUTOMÓVEL CLUB DE PORTUGAL

O Automóvel Club de Portugal (ACP) é uma instituição de utilidade pública e é o maior clube português, sendo organizador de alguns dos maiores eventos desportivos nacionais e internacionais na área do automobilismo. Tudo começou precisamente com a “Grande Corrida Figueira da Foz – Lisboa”, realizada em 27 de Outubro de 1902. O seu sucesso ajudou a concretizar a fundação do Real Automóvel Club de Portugal em Abril de 1903.

CLUBE PORTUGUÊS DE AUTOMÓVEIS ANTIGOS

Nascido em 1965, o CPAA – Clube Português de Automóveis Antigos, é uma Instituição de Utilidade Pública desde 1981, e é a Autoridade Nacional FIVA desde 1970. Conta, actualmente, com mais de 3.000 sócios e mais de 10.000 veículos registados. Ao longo dos anos cooperou com vários museus nacionais na organização de inúmeros eventos e exposições sendo, desde sempre, um motor nacional da cultura dos veículos históricos. O CPAA é também co-organizador de vários dos mais importantes ralis de regularidade histórica em Portugal.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *