Audi A6 Avant 55 TFSIe quattro chega no Verão

A Audi continua o seu plano de electrificação e acaba de lançar mais um modelo híbrido Plug-In, o quarto. Denominada Audi A6 Avant 55 TFSIe quattro, esta versão recorre a um motor 2.0 TFSI de quatro cilindros com 252 cv e 370 Nm e a um propulsor eléctrico com 105 kW – o equivalente a 143 cv – e 350 Nm. 

(auto.look2010@gmail.com)

As mais elegantes carrinhas chamam-se Avant. E agora também podem andar em modo eléctrico e isentas de emissões poluentes. Depois do A6 Limousine TFSIe quattro, chega agora ao mercado o A6 Avant 55 TFSIe quattro, com uma motorização híbrida plug-in eficiente, conceitos de operacionalidade que definem tendências e um interior confortável, aliados a um design desportivo, baixo consumo de combustível e desempenho dinâmico de excepção.

O novo Audi A6 Avant híbrido plug-in tem uma gama abrangente de equipamentos de série, incluindo o pacote exterior S line, o Audi virtual cockpit, os faróis Matrix LED e a suspensão desportiva e bancos desportivos.

A eficiência lidera no Audi A6 Avant TFSIe quattro, graças à combinação avançada de um motor a combustão e de um motor eléctrico. A potência total do sistema é de 367 cv (270 kW) e o binário máximo de 500 Nm, logo a partir das 1250 rpm.

A aceleração dos 0 aos 100 km/h faz-se em 5,7 segundos e a velocidade máxima é de 250 km/h (consumo combinado de combustível em l/100 km: 2.1-1.9; consumo combinado de energia eléctrica em kWh/100 km: 18,1-17.6; emissões combinadas de CO2 em g/km: 48-44). Em modo 100% eléctrico a autonomia é de 51 km, no ciclo WLTP, e alcança a velocidade de 135 km/h. A bateria de iões de lítio, posicionada na parte traseira do veículo, armazena 14,1 kWh de energia.

As tecnologias inteligentes no Audi A6 Avant TFSIe quattro oferecem a base para uma condução eficiente e de baixo consumo. Uma característica especial do veículo é a bomba de calor do ar condicionado, que utiliza o calor residual dos componentes eléctricos. Por um lado, aquece o interior, e, por outro, aumenta a eficiência energética do veículo e, portanto, a faixa eléctrica, mesmo com baixas temperaturas exteriores.

Além disso, pode escolher-se entre os três modos de condução disponibilizados: EV, Battery Hold e Hybrid. Para além do modo EV, o condutor pode escolher a função Hybrid para tirar partido da combinação dos dois motores, enquanto a selecção Battery Hold conserva a energia eléctrica e disponibiliza-a a qualquer momento, quando solicitada.

Especial é a estratégia operacional preditiva que a função Hybrid oferece, de forma a garantir a máxima eficiência para uma condução 100% eléctrica. Isso significa que, quando necessário, a bateria pode ser recarregada antecipadamente pelo motor de combustão, para que a última fase do percurso seja realizada em modo eléctrico. Ao mesmo tempo, o Audi A6 Avant TFSIe quattro também usa a estratégia operacional preditiva para registar dados de rota, a fim de levá-lo ao seu caminho da maneira mais eficiente e confortável possível.

 

ESTADO DE CARREGAMENTO SEMPRE VISÍVEL

O serviço de carregamento Audi e-tron Charging Service fornece acesso a mais de 147.000 pontos de carregamento na Europa. O cartão e-tron Charging Service Charge Card é suficiente para se iniciar o carregamento – independentemente do detentor do posto de carregamento. Com a App myAudi, podem usar-se os serviços do portefólio Audi connect num smartphone, o que é particularmente útil em modelos eléctricos e híbridos.

Por exemplo, esta aplicação pode ser usada para verificar o estado de carga da bateria e a sua autonomia, iniciar o carregamento, programar o temporizador de carregamento e visualizar as estatísticas de carga e consumo. Além disso, no Audi A6 Avant TFSIe, o plano de planificação de rotas na app, bem como o MMI Navigation quattro, exibem as estações de carregamento. O recarregamento da bateria numa ficha de 7,4 kW é assegurado em 2h30m (cabo Modo 3).

 

EXTERIOR DESPORTIVO E DINÂMICO

O Audi A6 Avant é um eloquente embaixador da nova linguagem de design da Audi. Com superfícies alongadas, contornos elegantes e linhas marcantes, transmite inconfundivelmente o seu carácter: elegância, desportivismo, elevada tecnologia e sofisticação. A larga, ampla e baixa grelha Singleframe, os faróis planos e as proeminentes entradas de ar exaltam, num primeiro olhar, o seu carácter desportivo.

E no A6 Avant 55 TFSIe quattro, destaque para o pacote exterior S line, o pacote negro, as jantes de 19 polegadas e as pinças de travão vermelhas, que fazem parte do equipamento de série. Também as grandes entradas de ar laterais, os pronunciados guarda-lamas e a moldura preta brilhante na parte traseira tornam o veículo ainda mais amplo, conectando as luzes traseiras entre si.

Apesar das linhas desportivas, e com uma linha de tejadilho levemente inclinada, o A6 Avant TFSIe quattro tem uma espaçosa capacidade do compartimento de carga: 405 litros na configuração base, aumentando para 1535 litros com as costas do banco traseiro rebatidas.

EXPERIÊNCIA DE DIGITALIZAÇÃO E OPERAÇÃO INTUITIVA

O sistema de infotainment topo de gama MMI navigation plus com MMI touch response, proposto de série, permite uma operação intuitiva através de dois displays tácteis ou comandos de voz. É um sistema de entretenimento tecnologicamente inovador. O MMI touch do MMI Navigation plus está localizado na consola central, podendo o condutor e o passageiro escrever, fazer zoom ou scroll no ecrã digital, que, opcionalmente, poderá ter feedback háptico e acústico ao toque dos dedos.

A simples lógica operacional do MMI garante uma utilização intuitiva, incluindo pesquisa inteligente de texto. Por sua vez, o controlo por voz também processa as entradas de voz, garantindo um excelente nível de qualidade operacional.

Pode usar-se o botão VIEW para escolher entre dois modos, dependendo das necessidades: um monitor com os instrumentos, com o velocímetro e o conta-rotações em destaque, ou um ecrã com informações gráficas, como os dados de navegação. Também podem ser seleccionadas tecnologias opcionais adicionais, como o smartphone interface (compatível com os sistemas Apple iOS 10.0 e Android 6).

Podem também encontrar-se locais como estacionamentos e pontos de referência, usando uma pesquisa dos pontos de interesse, e chegar rapidamente ao destino com informações de trânsito em tempo real. Uma característica específica para o todo-o-terreno é o indicador do grau de inclinação, que mostra o ângulo e rotação do veículo. Os dois ecrãs sensíveis ao toque na consola central proporcionam um feedback acústico.

Como alternativa, pode ser usada a opção de comando de voz. O MMI navegação plus é compatível com o padrão de comunicações móveis avançadas LTE e oferece vários serviços do Audi Connect a bordo, como a visualização de mapas do Google Earth™ e informações de trânsito em tempo real. Além de se poderem criar atalhos para funções que se utilizam com mais frequência, podem configurar-se até seis perfis personalizados. Se outra pessoa usar o veículo, o perfil pode ser trocado facilmente.

O ecrã inferior é usado principalmente para alterar as configurações da climatização e de conforto. Também está disponível o serviço de voz Alexa, da Amazon. Basta usar a palavra de activação “Alexa” para receber informações sobre condições meteorológicas, notícias e eventos desportivos, sem ser preciso tirar as mãos do volante.

O equipamento de série do Audi A6 TFSIe quattro inclui também o Audi virtual cockpit (com ecrã de grande resolução de 12,3 polegadas). O amplo ecrã central e o painel de instrumentos totalmente digital oferecem uma excelente qualidade de imagem e facilidade em controlar todas as funções do veículo, que exibe todas as informações importantes. Por exemplo, pode acompanhar o estado de carga da bateria, a autonomia eléctrica ainda disponível e outras informações na condução híbrida plug-in.

O opcional Head-up display projecta directamente no pára-brisas as mais importantes informações dos sistemas de assistência e navegação, dentro do campo de visão do condutor, proporcionando maior conforto. A câmara do assistente de visão nocturna (night vision) aumenta a segurança durante a condução à noite, detectando precocemente a presença de pessoas ou animais de maior porte no Audi virtual cockpit e no Head-up display. Uma agradável experiência de entretenimento é proporcionada pelo sistema de som Bang & Olufsen, disponível em opção. De série, é proposto o sistema de som Audi.

SENTE-SE NO FUTURO

O Audi A6 Avant TFSIe quattro oferece muito espaço para as pernas e cabeça de todos os ocupantes. Alguns elementos do pacote desportivo S line são de série e apresentam detalhes dinâmicos, por exemplo, os bancos desportivos dianteiros. Se isso não for suficiente em termos de conforto, existem soluções opcionais para melhorar ainda mais a sua sensação de bem-estar, como o teto panorâmico de vidro, o pacote de qualidade do ar e o pacote multicor de contorno e de luz ambiente.

Quem antecipa tendências e eventos não possui apenas uma clara vantagem na sua vida profissional, mas também no trânsito: o Audi A6 Avant TFSIe quattro oferece vários sensores, como radar, câmaras e ultra-som, cujos dados são processados por uma unidade central de controlo de assistência ao condutor e enviados aos sistemas de assistência à condução. Pode escolher entre vários sistemas individuais opcionais ou optar por um serviço prático e completo com os pacotes opcionais City e Tour.

MELHOR VER E SER VISTO

As luzes traseiras em LED e as luzes dinâmicas dos intermitentes são de série no Audi A6 Avant 55 TFSIe quattro, assim como os faróis Matrix LED. Além disso, oferecemos os faróis Matrix LED HD com um pacote de topo opcional, com luzes dinâmicas dos intermitentes. A tecnologia Matrix HD garante uma iluminação precisa, sem encandear os outros utilizadores da estrada. As luzes dinâmicas do pisca-pisca apresentam detalhes visuais fáceis de reconhecer. O Audi A6 Avant 55 TFSIe quattro chega a Portugal no Verão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

%d bloggers like this: