Anuário Ralis Online 2020 já está disponível

Depois de 2002, 2003 e 2004, o Ralis Online voltou a editar o Anuário Ralis Online, neste caso a edição de 2020.

(auto.look2010@gmail.com)

Com 124 páginas, o Anuário Ralis Online 2020 já se encontra disponível e surge dividido em nove capítulos que, na sua maioria, resumem a temporada de ralis em Portugal, ao nível das provas da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK), tendo ainda um espaço dedicado ao Mundial de Ralis.

O primeiro capítulo, que ocupa cerca de metade da edição, dá enfoque ao Campeonato de Portugal de Ralis, tendo um espaço de 10 páginas para cada prova desta competição, com textos alusivos e, naturalmente, muitas fotos a ilustrar, onde não faltam as respectivas classificações, prova a prova, e do campeonato.

Ao longo dos restantes capítulos existem resumos, bastante detalhados, com textos, fotos e classificações das seguintes competições: Campeonato de Clássicos de Ralis, Campeonato da Madeira de Ralis Coral, Campeonato Norte de Ralis, Campeonato Centro de Ralis, Peugeot Rally Cup Ibérica, Desafio Kumho, WRC e Outros Ralis.

As últimas 10 páginas do Anuário Ralis Online 2020 podem ser consideradas um dos seus pontos fortes desta edição, uma vez que é dedicada a fotografias das viaturas de todos os pilotos que participaram nas provas de ralis da FPAK em 2020.

O editorial tem a assinatura de Paulo Homem, jornalista especializado em ralis que dispensa apresentações. Do excerto editorial, Paulo Homem sublinha que, «a verdade é que os ralis são para mim a modalidade do desporto automóvel mais espectacular de todas, aquela que de longe mais adeptos faz movimentar ao longo de cada prova e é também aquela em que o desporto automóvel assume a sua natureza de espectáculo».

«Gosto de ralis porque gosto, sendo esta a razão máxima que me leva a ir muitas vezes à estrada pelo prazer de ver um rali “in loco”. Depois quando juntamos a isto os amigos que também gostam de ralis, que me acompanham ou que vamos vendo e com os quais passamos bons momentos a ver carros de ralis a passar, então os ralis estão no seu esplendor. Por isso sinto que devo também dar algo de mim aos ralis, por todo o prazer que os ralis me dão, independentemente dos seus protagonistas. É precisamente isso que me levou a fazer de novo o Anuário Ralis Online. É no fundo o meu pequeno contributo para esta “causa” dos ralis», pode ler-se no editorial.

«Voltando ao Anuário, espero que tenha tanto gosto em ler e ver as seguintes páginas, tanto quanto eu o tive a produzir, num trabalho de quase um ano, que começa sempre no terreno, nos ralis e prossegue durante horas a fio a analisar tempos, escrever textos, escolher fotos, etc. Os agradecimentos finais vão para os patrocinadores, que permitiram voltar a editar o anuário, mas também para todos os amigos, colegas de trabalho, adeptos, jornalistas e fotógrafos que me permitiram completar todos os dados necessários (textos e fotos) para fazer este Anuário. Bons ralis, mas em segurança!!!», sublinha Paulo Homem.

O Anuário Ralis Online 2020 está exclusivamente à venda no site www.ralisonline.net. Os interessados podem ver o Anuário Ralis Online 2020 em https://www.yumpu.com/pt/document/read/65470431/anuario-ralis-online-2020-versao-curta

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *