André Figueiredo vai presidir a AECP

Associação Europeia de Concessionários Peugeot assume actualmente enorme importância no Velho Continente e vai ser liderada, a partir de amanhã, terça-feira, pelo director-geral do Grupo Automóveis do Mondego, com sede em Coimbra.

CARLOS SOUSA (carlos.sousa@autolook.pt)

André Figueiredo foi nomeado presidente da Associação Europeia de Concessionários Peugeot (AECP), estrutura associativa que adopta a responsabilidade de administrar os destinos de milhares de concessionários da marca francesa do “leão” no Velho Continente. O cantanhedense e director-geral do Grupo Automóveis do Mondego, que tem a particularidade de ser o único português a liderar esta estrutura associativa, toma posse amanhã numa cerimónia marcada para Madrid.

Actual presidente da Associação Portuguesa de Concessionários Peugeot (APOCOP), André Figueiredo, fica com a incumbência de presidir um sector com um volume de negócios de mais de 10 mil milhões de euros de facturação, o que traduz na perfeição a sua notável experiência no que diz respeito à condição de líder.

Com 43 anos de idade, André Figueiredo inicia funções na AECP, sediada em Paris, passando a executar o principal papel junto das concessões europeias Peugeot com a missão de desempenhar o elo de ligação com o Grupo PSA e representando os interesses dos concessionários da marca na Europa.

Trata-se de uma “herança” valiosa que André Figueiredo diligenciará ao assumir «os desafios de mudança de paradigma que a electrificação e as metas impostas pela União Europeia trazem ao negócio do retalho automóvel, assim como a necessária adaptação ao novo modelo de negócio que a digitalização representa».

De acordo com o director-geral do Grupo Automóveis do Mondego, e numa altura que o mundo está “acorrentado” à pior pandemia do século, «a nossa missão não se apresenta fácil de conduzir, mas também temos consciência de que só temos uma mudança na caixa de velocidades, que passa por tirar o melhor partido das capacidades na AECP, semelhança ao que acontece com os motores dos Peugeot com quem quer que seja e onde quer que esteja».

Este cargo, de acordo com André Figueiredo, «permite-nos estar nos locais de decisão, numa altura em que o negócio de retalho automóvel está em profunda alteração, cujos desafios da electrificação, por via das imposições da União Europeia que visa atingir as metas de emissão de dióxido de carbono CO₂ e também pelo crescente aumento do canal digital no processo de compra por parte dos consumidores».

Licenciado em gestão e pós-graduação na Universidade Católica, André Figueiredo passa a ser o primeiro português a liderar um cargo de cariz internacional particularmente relevante nos vários países europeus onde pontifica uma variada gama de veículos eléctricos e híbridos plug-in em todas as marcas da PSA.

«Esta nomeação é o reflexo de que Portugal é reconhecido internacionalmente pelos seus pares no desempenho e performance que usufrui, permitindo ter uma liderança fortemente suportada por todos os 14 países que integram a Associação Europeia de Concessionários Peugeot», sublinhou o director-geral do Grupo Automóveis do Mondego.

O cantanhedense passa, a partir de amanhã, a trabalhar com as equipas de Carlos Tavares, também português e presidente do Grupo PSA no contexto global. Refira-se que André Figueiredo é, actualmente, membro da Comissão Executiva da Divisão de Retalho da Associação do Comércio Automóvel de Portugal (ACAP), além de presidente da APOCOP e director-geral do Grupo Automóveis do Mondego.

Sediado na cidade de Coimbra, o Grupo Automóveis do Mondego, com 75 anos de existência e que mantém, até aos dias, a ligação à mesma família, empregando actualmente mais de uma centena de colaboradores, com concessões na Figueira da Foz, Cantanhede, Guarda e Castelo Branco. Comercializa as marcas Peugeot, Citroën, DS e Hyundai e tem como marcas próprias a Automóveis de Usados (remarketing de viaturas) e AMRENT (aluguer e mobilidade de longa duração).

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *