Análise da indústria automóvel em Portugal

Desenvolvido pela Deloitte e promovido pelo Compete 2020 e Mobinov, análise visa caracterizar o impacto desta fileira na economia, emprego e sociedade, actualizando assim os dados de 2017.

(auto.look2010@gmail.com)

O Compete 2020 e a Mobinov – Associação do Cluster Automóvel de Portugal apresentam esta terça-feira, às 16h00, num webinar via Teams, o estudo “Caracterização do Cluster da Indústria Automóvel em Portugal”. Trata-se de um trabalho exaustivo encomendado à consultora Deloitte e que visa actualizar os últimos dados de 2017 e os impactos desta indústria na economia, emprego e sociedade portuguesa. A participação é aberta ao público em geral, sujeita apenas a registo prévio.

A conferência “Dinâmicas do Cluster Automóvel em Portugal” será aberta por João Neves, secretário de Estado Adjunto e da Economia, seguindo-se as intervenções de Nuno Mangas, presidente do Compete 2020, Nelson Fontainhas, consultor da Deloitte, e de Jorge Rosa, presidente da Mobinov. O encerramento, previsto para as 17h15, ficará a cargo de Eurico Brilhante Dias, secretário de Estado da Internacionalização.

O estudo tem como objecto central todo o cluster da indústria automóvel em Portugal – cadeia de valor, construtores, fornecedores e acessórios, bem como actividades conexas –, o impacto directo e indirecto na economia portuguesa e os reflexos causados pela pandemia da Covid-19. Relembre-se que o cluster se assume como um sector vital para a economia nacional, tendo gerado, em 2019, uma riqueza (VAB) directa de 3.850 milhões de euros e um impacto total na economia superior a 6.400 milhões de euros (cerca de 3% do PIB).

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *