Álvaro Parente pronto para voltar a acelerar

Depois da fase de confinamento a que o mundo se viu obrigado, devido à pandemia da Covid-19, a normalidade está a regressar timidamente, ainda que numa realidade diferente, e as corridas estão ao virar da esquina.

(auto.look2010@gmail.com)

Álvaro Parente, que reinicia a sua temporada dentro de pouco mais de uma semana, revela como passou os últimos meses e perspectiva uma temporada desafiante.

AUTOLOOK – Como foi que atravessaste esta fase de confinamento a que todos fomos obrigados?

ÁLVARO PARENTE – Foi uma situação estranha que exigiu muito de todos nós. Porém, eu tive o aliciante de ter sido pai no início do ano e pude acompanhar esta fase de crescimento do meu filho. Aproveitei o tempo para estar junto da minha mulher e do meu filho e isto tornou este período muito mais suportável. É claro que senti a falta da competição, mas usei muitos vídeos “onboard” para manter tudo fresco na cabeça. No campo físico montei um pequeno ginásio na garagem e todos os dias treinava intensamente. Agora, com esta nova normalidade, pude também começar a praticar desportos de que gosto, como o surf e o padel.

AUTOLOOK – Apesar de toda a confusão lançada pela pandemia da Covid-19, manténs para este ano as duas competições que já tinhas assegurado. Como será a conjugação das temporadas do World GT Challenge Europe Endurance Cup e do IMSA SportsCar Championship?

ÁLVARO PARENTE – Esse será um grande desafio, muito embora, para a primeira prova, que se realiza em Daytona, Florida, não terei de realizar qualquer quarentena, o que é um alívio, dado que, em caso contrário, teria de ir para os Estados Unidos com catorze dias de antecedência. Mas este ano haverá menos voos e será mais complicado viajar. Vamos ver. Espero que a situação melhore progressivamente. Para além disso, com as modificações dos calendários, existem duas provas coincidentes e para cumprir os meus contratos da melhor forma possível foi acordado com as equipas falhar uma de cada campeonato.

AUTOLOOK – No campo desportivo, a tua primeira corrida do IMSA SportsCar Championship está agendada para os dias 3 a 5 de Julho, em Daytona, e a do GT World Challenge Europe Endurance Cup para 25 e 26 de Julho. Quais são os teus objectivos para este ano?

ÁLVARO PARENTE – Nos Estados Unidos da América passa por obter bons resultados. Tenho um colega de equipa novo, o Misha Goikhberg, que está na sua primeira época de GT e ainda tem de aprender algumas coisas, mas penso que poderá adaptar-se bem, uma vez que trabalha afincadamente. O início, as 24 Horas de Daytona, não correu muito bem e sabemos que teremos uma temporada muito dura, mas vamos lutar por bons resultados com o Acura NSX GT3 da Heinricher Racing. No GT World Challenge Europe Endurance Cup, estarei aos comandos de um Bentley Continental GT3 da K-PAX Racing juntamente com Andy Soucek e Jordan Pepper, e acredito que formamos um conjunto muito forte. Nesta competição o nível é muito elevado, mas creio que, em algumas pistas, vamos lutar pela vitória. Infelizmente, dado ter de faltar a uma prova de cada competição, não terei qualquer possibilidade de me sagrar campeão este ano. Mas vou trabalhar para poder vencer o máximo de corridas possível e ajudar os meus colegas na luta pelos ceptros.

CALEDÁRIO 2020

4 de Julho – Daytona IMSA SCC

18 de Julho – Sebring IMSA SCC

26 de Julho – Imola GTWCE

2 de Agosto – Road America IMSA SCC

23 de Agosto – Virgina IMSA SCC

6 de Setembro – Watkins Glen IMSA SCC

6 de Setembro – Nurburgring GTWCE

12 de Setembro – Lime Rock IMSA SCC

27 de Setembro – Mid-Ohio IMSA SCC

17 de Outubro – Road Atlanta IMSA SCC

24 de Outubro – Spa 24 GTWCE

1 de Novembro – Laguna Seca IMSA SCC

14 de Novembro – Sebring 12 IMSA SCC

15 de Novembro – 1000Km Paul Ricard GTWCE

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

%d bloggers like this: