Álvaro Muñiz vence “copa” Peugeot em Ourense

Correu-se, entre sexta-feira e sábado, na região da Galiza, o Rally de Ourense, prova em que Álvaro Muñiz e Javier Martínez somaram a primeira vitória da presente época da Peugeot Rally Cup Ibérica.

(auto.look2010@gmail.com)

Alejandro Cachón e Alejandro “Jandrin” Lopez

Imprimindo uma fantástica dinâmica, a dupla do Peugeot 208 Rally4 #25 começou por dominar os acontecimentos na primeira etapa, vencendo todos os seus quatro troços, acumulando uma vantagem que, no segundo dia lhes permitiu controlar o ímpeto dos adversários, garantindo, pelo caminho, melhores tempos em três das seis especiais de asfalto deste segundo e último dia de rali.

Para além do 1.º lugar nesta que foi a primeira incursão do ano por terras de Espanha, um resultado já de si excelente, garantiram uma excelente 4.ª posição à geral do evento do Supercampeonato de Espanha de Ralis 2021, somando-lhe ainda o troféu reservado aos veículos de duas rodas motrizes.

A Peugeot deixou, aliás, uma marca substancial no top-10 do rali, com cinco unidades do competitivo 208 Rally4, para além de ter colocado nove exemplares nos 10 mais da categoria 2WD.

Alberto Monarri e Ángel Vela

Neste que foi o terceiro confronto da Peugeot Rally Cup Ibérica 2021, o primeiro em troços de alcatrão, o 2.º lugar ficou para Alejandro Cachón e Alejandro “Jandrin” Lopez, deixando para Alberto Monarri e Ángel Vela o mais baixo do pódio. Pedro Almeida e Hugo Magalhaes foram os melhores portugueses, terminando na 6.ª posição.

Finda a primeira metade desta quarta temporada da Peugeot Rally Cup Ibérica, uma coorganização da Peugeot Portugal e da Peugeot Espanha, Alberto Monarri (Pilotos) e Ángel Vela (Navegadores) mantêm as suas posições de líderes, frente a uma comitiva que voltará a encontrar-se no Rally Princesa de Asturias, jornada também em pisos de asfalto a ter lugar nos dias 10 e 11 de Setembro próximo.

Dividido pelo final da tarde e início de noite de ontem (sexta-feira) e pela manhã e tarde de deste sábado, o Rally de Ourense dividiu-se, competitivamente, em dois grupos distintos de concorrentes, os quatro que discutiram entre si uma potencial vitória no rali e os restantes onze, apenas entregues a lutas por posições à geral e pelas respetivas pontuações, esperando que os homens da frente tivessem algum contratempo.

Óscar Palomo e José Pintor

Noutro contexto evoluíram os restantes 11 concorrentes da copa, com os demais conterrâneos, mais o grupo de cinco equipas portuguesas que se deslocaram à Galiza, para esta primeira prova de asfalto da copa 2021, coorganizada pela Peugeot Portugal e Peugeot Espanha e cuja logística no terreno é assegurada pela Sports & You.

Foram aqui duas as equipas em destaque – Carlos Fernandes e Valter Cardoso e Pedro Almeida e Hugo Magalhães – ainda que com resultados finais diametralmente opostos, já que o então líder destacado desse grupo luso foi obrigado a desistir no final do primeiro dia, entregando o testemunho aos adversários.

Pedro Almeida (3.º Júnior Cup) e Hugo Magalhães

A consagração dos vencedores fez-se ao final da tarde no Jardín del Posío, em pleno centro da cidade de Ourense, sendo naturalmente de festa a disposição dos vencedores: «Foi um rali muito bom, muito disputado por quatro equipas, pois que para além da minha vitória, quem também ganhou foi a própria copa. Foram lutas ao segundo entre todos, sem que se verificasse qualquer problema técnico com nenhum de nós, pelo que foi só andar e assegurar o espetáculo», referiu Álvaro Muñiz, da equipa Race Seven.

Aos quatro primeiros, todos espanhóis, seguiu-se um quinto, posição que Josep M Reyes e Carlos Cancela garantiu à frente de uma tripla de portugueses, composta por Pedro Almeida e Hugo Magalhães (6.º), Miguel Campos e José Janela (7.º) e Ricardo Sousa e Luís Marques (8.º), separados entre si por várias mãos cheias de segundos.

CLASSIFICAÇÃO GERAL

1.º Álvaro Muñiz / Javier Martinez, 1h29m47,7s; 2.º Alejandro Cachón (1º Junior Cup) / ‘Jandrín’, a 24,8s; 3.º Alberto Monarri / Ángel Vela, a 27,5s; 4.º Óscar Palomo (2º Junior Cup) / José Pintor, a 33,4s ; 5.º Josep M Reyes / Carlos Cancela, a 3m33,1s; 6.º Pedro Almeida (3.º Junior Cup) / Hugo Magalhães, a 3m38,0s; 7.º Miguel Campos / José Janela, a 4m14,2s; 8.º Ricardo Sousa / Luís Marques, a 4m34,4s; 9.º Delbín García (4.º Junior Cup) / Hugo Varella, a 6m04,8s; 10.º Santiago García (5.º Junior Cup) / Nestor Casal, a 8m35,8s; 11.º Kevin Guerra / Daniel Sosa, a 10m18,3s; 12.º César Cid / Francisco Garcia, a 14m55,0s; 13.º Hugo Lopes / Tiago Neves, a 33m51,7s (6.º Junior Cup; Rally2).

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *