Alfa Romeo Giulia e Stelvio com nova dinâmica

Os renovados Giulia e Stelvio apresentam exclusivas actualizações tecnológicas: a dinâmica de condução evolui para experiência de condução. As novas versões de 2020 dos Giulia e Stelvio estarão disponíveis nos stands da Alfa Romeo no início do próximo ano.

(auto.look2010@gmail.com)

A bordo de um Alfa Romeo, os condutores sempre usufruíram da melhor tecnologia aplicada a uma inestimável herança técnica, e da incomparável e emocionante experiência de condução oferecida por qualquer um dos modelos da marca. Escolher o Giulia ou o Stelvio significa recusar cedências entre soluções derivadas de uma abordagem centrada no condutor e o máximo conforto, no mais amplo sentido do termo.

Segundo a Alfa Romeo, conforto significa tornar qualquer experiência a bordo da berlina ou do SUV agradável, bem organizada e segura. Assim, entrar a bordo do Giulia ou do Stelvio e acomodar-se nos bancos dianteiros ou traseiros oferece estímulos que constroem uma envolvente, mas dinâmica, zona de conforto, numa harmonia de segurança, qualidade e velocidade.

Foi esta filosofia que guiou cada passo do desenvolvimento dos renovados Giulia e Stelvio que, com a versão de 2020, evoluem em três aspectos que complementam os seus amplamente apreciados motores: as avançadas soluções técnicas; o comportamento dinâmico, que, transformado em experiência de condução, estabelece o ponto de referência na respectiva categoria; e o inconfundível design italiano.

A qualidade dos interiores e a tecnologia de bordo atingem agora os mesmos níveis de excelência, graças aos novos sistemas ADAS, à condução autónoma (agora de nível 2), ao novo e completamente actualizado sistema de informação e de entretenimento com serviços conectados e à redesenhada interface homem-máquina.

NOVO SISTEMA DE INFORMAÇÃO E ENTRETENIMENTO

A relação condutor-automóvel criada a bordo do Giulia e do Stelvio é simbiótica, graças à direcção directa, ao comportamento dinâmico com incontestado estatuto de melhor na categoria, à irrepreensível distribuição do peso e à honesta e excitante resposta da viatura em todas as situações.

Estas são as inconfundíveis características técnicas concebidas para assegurar um diálogo de pura emoção com o condutor em qualquer tipo de estradas. Para total e persistente usufruto de uma experiência de condução completamente absorvente, com uma combinação única de paixão e segurança, a interacção condutor-veículo tem de ser total. Assim, com as novas versões de 2020 do Giulia e do Stelvio, a interface homem-máquina evolui para um nível superior, extremamente simples, acessível e intuitivo.

Para começar, ambos os modelos oferecem de série o novo ecrã TFT de 7″ no centro do painel de instrumentos, perfeitamente ao alcance da vista. O layout do ecrã foi redesenhado para fornecer mais informação de um modo mais racional e para conter os parâmetros de tecnologia da condução autónoma.

O ecrã central de 8,8″ foi substancialmente actualizado, tornando-se táctil e adoptando um novo layout com grafismos optimizados com base em widgets (componentes gráficos desenhados para interagirem intuitivamente com todas as funções e personalizáveis para satisfazer as exigências individuais, bastando “arrastar e soltar”).

Isto significa que cada utilizador pode criar a própria página inicial, em que cada função do veículo se torna uma app. Portanto, basta rolar a imagem horizontalmente para ter acesso às páginas do Alfa DNA, do rádio, dos media, do smartphone, do navegador, do controlo do ar condicionado, dos serviços conectados e dos ADAS. Desta forma, a interacção é completa e personalizada e, para utilizá-la, o condutor pode escolher entre o manípulo rotativo e o ecrã táctil.

 

ALFA CONNECTED SERVICES

As novas versões de 2020 dos Alfa Romeo Giulia e Stelvio são equipadas com Alfa Connected Services, a ferramenta que oferece avançada conectividade a bordo e um conjunto de serviços destinado a reforçar a segurança e o conforto.

São muitos os pacotes disponíveis: My Assistant oferece uma chamada SOS, permitindo que o ocupante da viatura envie um pedido de assistência para o call centre, com a posição do veículo e código de identificação através do botão SOS na unidade de controlo das luzes interiores, do comando do rádio ou da app móvel em caso de colisão ou emergência. Em caso de acidente, a chamada é enviada automaticamente.

Se o veículo avariar, pode ser enviada uma chamada para o serviço de assistência em viagem, que inclui as coordenadas da viatura para tornar mais rápida a chegada de ajuda. A chamada pode ser activada utilizando o botão Assist na unidade de controlo das luzes interiores, pressionando o comando do ecrã do rádio ou usando a app do smartphone do utilizador. Os condutores também podem contactar directamente o Apoio ao Cliente para solicitar ajuda recorrendo aos procedimentos atrás mencionados.

O pacote inclui ainda um serviço de informação que mantém o cliente atualizado sobre a “saúde” do seu Alfa Romeo através de relatórios mensais enviados por e-mail.

My Remote compreende uma variedade de serviços que permitem o controlo remoto de diversas funções do veículo (bloqueio/desbloqueio das portas, luzes intermitentes) através do smartphone/smartwatch, comunicação com os sistemas de assistência de voz Alexa ou Google Home, localização do veículo e monitorização de parâmetros específicos (velocidade e área), com alertas se os limites estabelecidos não forem cumpridos.

 

QUALIDADE NOS NOVOS INTERIORES

O estilo italiano da Alfa Romeo é de uma simplicidade enganadora, pois esconde o complexo processo de produção envolvido no seu design: atingir a ergonómica e atractiva combinação de estética e instrumentos, volumes e espaços que envolvem o condutor começa numa folha de papel em branco, tarefa exigente que requer grande precisão, mas criar um interior feito por medida para os passageiros é um desafio ainda maior.

Cuidado, pesquisa e visão contemporânea permitiram reforçar a qualidade através de mudanças específicas, substanciais: nova consola central, completamente remodelada para alojar compartimentos maiores e de mais fácil acesso, bem com a nova função de carregamento sem fios.

Também a alavanca da caixa de velocidades é nova, revestida de pele e com destaques luminosos que a tornam agradável à vista e ao toque. Na base do selector, sobressai a assinatura nas cores da bandeira italiana.

Por último, mas não menos importante, o manípulo rotativo que controla o sistema de informação e entretenimento dá uma sensação de precisão e solidez a cada toque. O volante merece um capítulo à parte: cada nível de equipamento conta com materiais e pormenores únicos, múltiplas expressões da satisfação do condutor, encorajando-o continuamente a continuar a conduzir, a acariciar a pele, perfurada ou lisa, e a admirar os destaques que alternam entre brilhantes e cromados.

CONDUÇÃO AUTÓNOMA DE NÍVEL 2

As novas versões de 2020 do Giulia e do Stelvio marcam a estreia de um completo conjunto de ADAS (Sistemas Avançados de Assistência à Condução) que permite que o veículo ofereça o mais elevado nível de condução autónoma, com perfeito equilíbrio entre prazer de condução e sistemas de assistência. O resultado está no nível 2, alcançado, por definição, quando o condutor pode deixar ao veículo o controlo do acelerador, do travão e da direcção em condições específicas, através de sistemas electrónicos que requerem contínua monitorização pelo condutor, mas que o assistem para oferecer maior conforto em viagens longas. Em qualquer caso, o condutor tem de estar sempre atento e manter as mãos no volante.

NOVA ESTRUTURA DA GAMA

Uma oferta tão rica e avançada exigia, inevitavelmente, uma nova estrutura da gama para expressar todas as implicações emocionais típicas dos modelos Alfa Romeo com racionalidade e identidades claras, e também utilizando nomes históricos.

Assim, é fácil para os clientes orientar-se no mundo do Giulia e do Stelvio e escolher o modelo que melhor reflecte as suas exigências e personalidade. Imediatamente acima dos modelos de base está o nível de equipamento Super, que fornece o ponto de partida para as versões Business, dirigidas a frotas.

A gama evolui depois em direcção a ainda mais acentuadas características de elegância e exclusividade tipicamente italianas com a versão Ti, que ostenta as históricas iniciais de “Turismo Internazionale”, um nome que sempre marcou os modelos mais ricos, ou em direção ao temperamento desportivo com os níveis de equipamento Sprint, Veloce e, para o Giulia, Veloce Ti.  novo nível de equipamento Quadrifoglio de 2020 estará disponível no decorrer do próximo ano.

 

GIULIA

Cada nível de equipamento goza de caracterização própria e inconfundível: para o Giulia, a versão base oferece jantes de 16″ e revestimento interior em tecido que, para a versão Super, é novo e oferecido juntamente com jantes de liga de 17″, elemento também distintivo das versões Business.

No nível de equipamento de acesso ao mundo do Giulia, é possível escolher entre dois grupos motopropulsores: 2.0 a gasolina de 200 cv e 2.2 turbodiesel de 136 cv, ambos com tracção traseira e transmissão automática. Além do novo ecrã de 8,8” Multitoque e do ecrã TFT de 7″ no painel de instrumentos, o pacote inclui de série os sistemas de assistência à condução Travagem de Emergência Autónoma, Alerta de Transposição de Faixa e Cruise Control.

STELVIO

O Stelvio propõe jantes de 17″ e bancos em tecido, jantes de 18″ e novos acabamentos nos níveis de equipamento Super e Business, e jantes de 19″, aplicações em madeira e requintada pele nos bancos de ambas as versões e no tabliet do Ti. O Ti distingue-se ainda pela nova e elegante cor Miron Escuro, a contrastar (ou Cinzento Vesuvio como alternativa), nas saias laterais, nas cavas das rodas e no pára-choques traseiro, para um efeito de dois tons que faz lembrar o histórico modelo 164.

O carácter desportivo está expresso no nível de equipamento Sprint através de jantes de 19″, aplicações em alumínio e bancos em pele e tecido, culminando na versão Veloce com jantes de 20″, aplicações em alumínio e bancos desportivos em pele.

 

O Stelvio Super acrescenta a esta oferta o motor 2.2 turbodiesel de 190 cv, também com tracção integral e faróis dianteiros adaptativos a Xénon de 35 W. Os mesmos grupos motopropulsores (excepto o de 190 cv com tracção traseira) são também oferecidos no nível de equipamento Business, que inclui elementos essenciais para utilizar o SUV em trabalho, incluindo Cruise Control Activo, compatibilidade com Apple CarPlay e Android Auto e uma segunda entrada USB atrás.

Partilhe

Deixe um comentário

avatar
  Inscrever  
Notificação