Alfa Romeo dilata parceria com Sauber Motorsport

Alfa Romeo e Sauber Motorsport prolongam parceria para o Campeonato Mundial de Fórmula 1 de 2021. No Grande Prémio de Imola de 2020, este fim-de-semana, o carro de competição C39 ostentará uma decoração comemorativa concebida pelo Centro Stile Alfa Romeo.

(uto.look2010@gmail.com)

Alfa Romeo e Sauber Motorsport juntarão forças, mais uma vez, para o Campeonato Mundial de Fórmula 1 de 2021. A parceria entre duas das mais conhecidas marcas do desporto motorizado começou em 2018, quando a Alfa Romeo se aliou à equipa como patrocinador titular.

Nos três anos de colaboração, a equipa conquistou importantes resultados, tendo terminado o campeonato em oitavo lugar por duas vezes e mantendo-se na luta para acabar nesta posição também em 2020. Fiel ao seu já longo histórico de competição, a Alfa Romeo aceitou mais uma vez o desafio.

Frédéric Vasseur, director da Alfa Romeo Racing ORLEN e CEO da Sauber Motorsport AG, sustentou que «o prolongamento da nossa relação com a Alfa Romeo é uma verdadeira declaração de intenções de ambas as partes». «Na Sauber, a Alfa Romeo encontrou um parceiro empenhado, movido pela busca de performances, a quem pode confiar a sua marca: é um privilégio ostentar a herança e o passado de sucessos da Alfa Romeo. Sempre foi desejo de ambas as partes que esta relação desse frutos a longo prazo: estabelecemos bases sólidas nas três últimas épocas e esperamos colher a recompensa desse trabalho em 2021 e para lá dessa data», argumentou.

Já Mike Manley, CEO da FCA, afirmou que «a competição e as performances estão no ADN da Alfa Romeo». «A marca nasceu praticamente nas pistas e hoje continuamos a competir ao nível tecnologicamente mais avançado do desporto motorizado. A parceria com a Sauber permite também aos nossos clientes beneficiarem do exclusivo know-how obtido na competição, como é o caso dos novos Giulia GTA e GTAm, que incorporam conhecimentos técnicos da divisão de Engenharia da Sauber, particularmente no que se refere a aerodinâmica avançada».

EXCLUSIVA DECORAÇÃO

PARA UMA GRANDE OCASIÃO

Para comemorar este anúncio e homenagear todos os fãs de carros de competição italianos, a Alfa Romeo vai ostentar uma exclusiva decoração no seu C39 no iminente Grande Prémio de Imola, orgulhoso palco para a Alfa Romeo e para a tradição italiana nos desportos motorizados.

Concebida pelo Centro Stile, a decoração exibirá a bandeira italiana num relâmpago em linha recta na secção superior do capot do motor e na extremidade do spoiler traseiro, misturando-se com o tema da decoração “speed pixel” de 2020, caracterizado pelo tratamento gráfico linear e dinâmico.

O exclusivo logótipo do 110.º aniversário da Alfa Romeo surge em posição proeminente também no capot do motor, a par da inscrição “Welcomeback, Imola”, reconhecendo a posição do circuito como um dos mais icónicos do mundo e a pista como uma das melhores de Itália. Desde as provas de Touring e Sport até à Fórmula 1, Imola sempre assistiu a importantes vitórias da Alfa Romeo nestas três categorias.

ALFA ROMEO E SAUBERGROUP: UMA PARCERIA TÉCNICA E COMERCIAL

A parceria entre a Alfa Romeo e o SauberGroup vai para lá da competição. A colaboração permite transferir a competência técnica da Sauber para as viaturas de estrada de produção em série da Alfa Romeo, aproveitando o know-how dos departamentos de Engenharia e Aerodinâmica da Sauber, bem como a sua proficiência no fabrico de compósitos e aditivos.

A Alfa Romeo confia ainda à divisão de Engenharia da Sauber a produção da maior parte dos componentes em fibra de carbono do GTA e GTAm, especialmente dos que beneficiam a aerodinâmica. Entre estes, incluem-se o novo pára-choques dianteiro e o repartidor frontal ajustável (splitter), as saias laterais, o difusor e o spoiler do GTA e a asa aerodinâmica do GTAm. O Giulia GTAm – graças às novas asas dianteira e traseira reguláveis manualmente – consegue adaptar o desempenho aerodinâmico a qualquer tipo de pista ou estrada, seguindo exactamente as exigências e as preferências do seu condutor.

A pesquisa aerodinâmica no túnel de vento não se limitou à asa, envolveu também a parte inferior da carroçaria que, tal como no Giulia Quadrifoglio, é totalmente carenada. Os GTA e GTAmcontam ainda com um novo extractor de ar especial, capaz de aumentar o efeito solo da viatura, garantindo, assim, excelente comportamento dinâmico a altas velocidades.

No Giulia GTAm, em particular, a configuração aerodinâmica mais intensa é capaz de desenvolver o dobro da pressão em comparação com o Giulia GTA e o triplo em relação ao Giulia Quadrifoglio, que já era a referência no seu segmento.

110 ANOS DE HISTÓRIA EM CIRCUITOS DE TODO O MUNDO

Um ano depois da fundação, a 24 de Junho de 1910, a Alfa Romeo fez a sua estreia oficial no mundo das corridas, tendo conquistado a primeira Prova de Regularidade em Modena. Desde então, o seu importante legado desportivo tem sido enriquecido com vitórias e pódios em muitos campeonatos internacionais.

A ligação entre a Alfa Romeo e a Fórmula 1 tem escrito a história do desporto motorizado: a “Biscione” – como a Alfa Romeo é conhecida em Itália – venceu o primeiro Grande Prémio e a edição inaugural da categoria máxima da competição motorizada em 1950, com Nino Farina ao volante de um Alfa Romeo Gran Premio Tipo 158 “Alfetta”, triunfo repetido em 1951 por Juan Manuel Fangio com o Alfetta 159. Renovar este compromisso é também uma excelente forma de continuar as celebrações do 110.º aniversário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

%d bloggers like this: