MotoGP

Alex interrompe série do irmão Marc na Sprint

Foi preciso chegar à sétima corrida Sprint de MotoGP para Alex Márquez lograr o triunfo e colocar um ponto final no domínio do irmão Marc Márquez, ambos em motos Ducati. O português Miguel Oliveira foi 16.º. Amanhã, domingo, disputa-se a corrida principal, às 13h00 (hora em Lisboa).

redacao@autolook.pt

O piloto espanhol Alex Márquez (Ducati) venceu hoje a corrida Sprint do Grande Prémio de Inglaterra de MotoGP, sétima ronda da temporada, e pôs fim à invencibilidade do irmão Marc Márquez (Ducati) nas corridas de sábado, este ano.

O português Miguel Oliveira (Yamaha) terminou na 16.ª posição, a 19,213 segundos de Alex Márquez, que bateu Marc por 3,511 segundos, com o italiano Fábio DiGiannantonio (Ducati) em terceiro, a 5,072 segundos.

Marc Márquez, que pela primeira vez esta temporada saiu da segunda linha da grelha (quarta posição) e só tinha falhado a “pole” uma vez, arrancou bem e, numa primeira volta muito forte, chegou mesmo ao comando, ultrapassando o italiano Francesco Bagnaia (Ducati), o irmão Alex e o francês Fabio Quartararo (Yamaha), que largou do primeiro lugar da grelha.

O português Miguel Oliveira partiu da 15.ª posição, numa altura em que ainda tenta recuperar o ritmo perdido com a lesão sofrida logo na segunda prova da temporada, na Argentina, e que lhe custou a participação nos três grandes prémios.

O japonês Ai Ogura (Aprilia) ficou de fora, com suspeita de uma fratura na cabeça da tíbia direita, após uma queda sofrida nos treinos livres. Também o campeão em título, o espanhol Jorge Martin (Aprilia), continua afastado, devido às lesões sofridas no GP do Qatar.

Na segunda volta, começou a escrever-se a história da corrida, com Marc Márquez a ter de alargar trajetória na curva três, a mesma onde caíra na véspera, e viu-se ultrapassado pelo irmão Alex, que não mais perdeu o comando.

«Ele esteve muito forte hoje. O segundo lugar era o melhor que hoje conseguiria para nós», concedeu o piloto e líder do campeonato, no final das 10 voltas. Esta foi a primeira vitória de Alex Márquez em corridas sprint esta temporada, a terceira da carreira, depois de já ter vencido na Inglaterra e na Malásia, em 2023.

Com estes resultados, Marc Márquez mantém o comando do campeonato, com 19 pontos de vantagem sobre Alex Márquez: «Hoje, tive um bom sentimento com a moto mas, amanhã (domingo) a corrida vale 25 pontos», frisou o vencedor deste sábado, que vinha de seis segundos lugares consecutivos. No domingo, disputa-se a corrida principal, às 13h00 (hora em Lisboa).

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *