Afonso Gomes vitorioso no traçado da Moçarria

O jovem piloto de Coimbra do Team Yamaha/Alves Bandeira venceu a categoria MX2 Júnior na quarta ronda do Campeonato Nacional da especialidade, terminando na sexta posição entre os pilotos da Elite, numa pista exigente e profícua a grandes peripécias.

(auto.look2010@gmail.com)

Afonso Gomes chegou, viu e venceu na prova disputada no traçado da Moçarria, no distrito de Santarém, fazendo da paciência a sua arma de eleição na fase inicial da manga Júnior “em modo de segurança”, para conseguir os seus objectivos delineados de ver agitada a bandeira de xadrez em primeiro.

Tratando-se de uma das pistas com mais tradição em Portugal, mas também uma das mais exigentes pelas suas especificidades, Afonso Gomes partiu para esta prova na categoria MX2 Júnior com 10 pontos de vantagem para o seu mais direto adversário, além de excelentemente posicionado no campeonato Elite.

Na primeira manga da tarde para o MX2 Júnior, o piloto do Team Yamaha/Alves Bandeira liderou todas as voltas com muitas cautelas, uma vez que o traçado foi alvo de uma rega descontrolada em algumas partes, deixando-o muito perigoso. Por via desse factor, a opção foi deixar secar o circuito na primeira parte da manga e, paulatinamente, foi aumentando o ritmo conforme o desenrolar da prova.

No final conseguiu a vitória e uma boa gerência para as contas do campeonato que era o seu principal objectivo à partida. Por outro lado, a manga Elite foi condicionada no arranque por quedas de pilotos que fez Afonso Gomes ficar “preso” na primeira curva e arrancar nas últimas posições e efetuar uma corrida de trás para a frente.

Aos comandos de uma Yamaha YZ250 2T, o piloto de Coimbra encetou a recuperação com agilidade e determinação, encerrando este compromisso na sexta posição. Tratou-se de um óptimo resultado, tendo em atenção as condições da pista, dado que um eventual erro poderia ditar consequências nefastas para as contas dos campeonatos.

Com os pontos acumulados nesta manga, Afonso Gomes encontra-se, de momento, num excelente 3.° lugar no cômputo à geral no campeonato Elite, como também é líder destacado no MX2 Júnior.

«Sabia de antemão que ia ser uma corrida complicada por todos os fatores em pista, pela sua envolvente e a sua gerência pontual para os campeonatos. Quando parti para a 1.ª manga, após a volta de reconhecimento, o meu pai avisou-me que tinha que ter muitas cautelas e deixar secar a pista nas voltas iniciais, porque este traçado tem as suas especificidades muito próprias que vão alterando ao longo do dia. E foi o que fiz, cumprindo à regra tudo o que me foi dado a compreender, ou seja, ouvi as pessoas mais experientes que me rodeiam», começou por referir Afonso Gomes.

O jovem piloto de Coimbra deixou um especial «agradecimento ao Team Yamaha/Alves Bandeira por todo o apoio», dedicando «esta vitória em concreto à Barbaças Racing Corporation (BRC), ao senhor Pedro Almeida, pelas dicas que tem me ajudado no meu processo de aprendizagem, assim como as alterações efetuadas no motor da Yamaha YZ250 2T cedida pela leiriense Speedcity, a fim de ter regimes mais suaves e também de extrema importância foi alteração das minhas suspensões em preparação para este circuito que fizemos nos últimos treinos diários para esta corrida, bem como ao senhor Ricardo Santana pelo apoio ao longo de todo o fim-de-semana».

Num gesto de enorme desportivismo, Afonso Gomes deixou «um desejo de rápidas melhoras a todos aqueles que saíram lesionados nesta prova». O jovem piloto de 14 anos, do Team Yamaha/Alves Bandeira, espera reencontrá-los em breve no próximo compromisso do Campeonato Nacional de Motocross.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *