Acção de limpeza em Santa Quitéria e Seixoso

Decorreu na manhã desta quarta-feira, uma operação de recolha de resíduos ao longo dos troços de Santa Quitéria e Seixoso, numa iniciativa conjunta do Município de Felgueiras, Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting e Demoporto, a poucas horas do Rali Serras de Fafe e Felgueiras.

(auto.look2010@gmail.com)

Nuno Fonseca, presidente da Câmara Municipal de Felgueiras, acompanhado por vários elementos do seu gabinete, polícia municipal, voluntários e Adruzilo Lopes, antigo campeão nacional de ralis, ajudaram na acção de remoção de resíduos, coordenadas pelos serviços do ambiente e protecção civil do município.

Foram mobilizadas várias viaturas para recolher algumas toneladas de resíduos, numa iniciativa que decorreu a poucos horas da realização do Rali Serras de Fafe e Felgueiras. Esta operação permitiu localizar e remover depósitos de resíduos situados ao longo dos troços que integram a prova da Demoporto, nomeadamente Santa Quitéria e Seixoso, sobretudo materiais de construção civil, de oficinas de mecânica e resíduos da indústria do calçado.

Pretendeu-se com esta iniciativa sensibilizar a população, apelando ao civismo e à necessidade de todos contribuírem para um concelho mais limpo e saudável. Todos os dias ouvimos falar das alterações climáticas, da diminuição dos recursos naturais e dos impactos negativos que o nosso padrão de consumo exagerado tem no Planeta Terra. Seja na televisão, na rádio ou na Internet, muitos são os alertas para o consumo desenfreado dos recursos naturais e os apelos à mudança.

Em 2019, o Planeta Terra consumiu todos os recursos naturais do ano a 29 de Julho, a data mais prematura de sempre. O que é que isto significa? Que a capacidade do nosso planeta de regenerar os seus recursos não consegue acompanhar a procura do ser humano. A Câmara Municipal de Felgueiras, em conjunto com a Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK) e Demoporto, deu esta quarta-feira um passo importante para tentar contrariar esta tendência, compreendendo o impacto das nossas escolhas no mundo, a nossa Pegada Ecológica.

Refira-se que Adruzilo Lopes, que é natural de Regilde, uma freguesia portuguesa do concelho de Felgueiras, sempre foi uma referência no cenário de ralis em Portugal, modalidade em que conquistou inúmeros títulos e triunfos ao longo da sua longínqua carreira desportiva.

Com efeito, Adruzilo Lopes conquistou já um merecido lugar entre os “grandes” dos ralis nacionais. Nascido a 16 de Outubro de 1962, o piloto possui no seu historial três títulos de campeão nacional absoluto de ralis (1997, 1998, 2001) e dois de campeão nacional F2.

Nos últimos anos da sua carreira conquistou mais dois títulos no Agrupamento de Produção (Subaru Impreza) e um no CPR2 (Renault Clio R3), bem como um título de campeão nacional RGT, aos comandos de um Porsche 911 GT3.

Para este ano, o experiente piloto nortenho vai integrar o pelotão no Campeonato de Portugal de Ralis ao volante de um Mitsubishi Lancer EVO IX, preparado pela Domingos Sport e apontado como principal favorito à discussão da vitória final na categoria RC2N.

Adruzilo Lopes fará equipa com o navegador Paulo Silva, num programa que incluir sete provas e o objectivo só poderia ser um: «Fazer o melhor que me for possível e, claro, lutar por dominar e vencer a categoria RC2N no final do campeonato».

O programa já está delineado e inicia precisamente em “casa”, no Rali Serras de Fafe e Felgueiras, com incursão pelos ralis de Mortágua, Serras da Aboboreira, Alto Tâmega, Vidreiro e Casinos do Algarve.

Partilhe

Deixe um comentário

avatar
  Inscrever  
Notificação