Abertos concessionários FCA em Portugal

Chegou o momento de reabrir, com confiança e segurança, as portas dos concessionários da rede FCA. A Rede, bem como todo o Grupo FCA, irá aplicar um protocolo sanitário e de segurança dos clientes e dos funcionários para um recomeço seguro e eficaz.

(auto.look2010@gmail.com)

O recomeço da actividade automóvel encontrou a Rede da FCA pronta para enfrentar novos desafios, num cenário de mercado inédito e ainda mais competitivo. Em primeiro lugar, porém, está a saúde dos nossos clientes. A Rede de vendas e pós-venda vai aplicar um protocolo sanitário e de segurança, elaborado em conjunto com o Grupo FCA, para planificar uma reabertura conforme as últimas recomendações do Governo e da Direcção-Geral de Saúde.

O protocolo, já partilhado com a rede de vendas e assistência, confirma que a saúde e a segurança dos funcionários da FCA, dos funcionários da sua rede de concessionários e, obviamente, dos clientes são a prioridade da FCA, que se preparou de imediato para superar, em conjunto com todos, este difícil momento. Demonstra-o também o programa Car@home com que se iniciou um processo de aquisição de viaturas da FCA à distância, graças à aplicação Google Meet, uma modalidade que continuará disponível.

«A proximidade da FCA neste difícil momento foi fundamental para todos nós. Sentimo-nos sempre, desde o início da emergência, apoiados e encorajados pela FCA Portugal: primeiro com ferramentas on-line e serviços inovadores e agora com este novo protocolo para o recomeço. Obviamente, demos sempre primazia à segurança em detrimento de outros aspectos. E estou certo de que a nossa consolidada parceria vai sair ainda mais reforçada e de que o trabalho de equipa será a via certa para alcançarmos os nossos objectivos futuros», declara Nuno Carvalho, responsável da SGS Car, concessionário em Almada e Setúbal.

Na realidade, os concessionários e as oficinas da FCA nunca chegaram a encerrar completamente, pois os serviços de assistência mantiveram-se abertos e o serviço de venda esteve a funcionar à distância, seguindo as disposições governamentais. Os serviços remotos prosseguirão também com recurso ao sistema de marcação on-line de encontros e intervenções, e também à utilização da Google Meet para propostas, pré-entrega ou pré-avaliação de retoma. Sem esquecer o levantamento e entrega da viatura nova ou para test-drive directamente no domicílio, sempre respeitando os protocolos sanitários e as disposições governamentais.

Em suma, a Rede da FCA está preparada para satisfazer os seus clientes, quer prefiram as novas modalidades à distância quer desejem deslocar-se às instalações. Efectivamente, a Rede da FCA estará a partir de agora de novo pronta para receber pessoalmente os seus clientes em total segurança.

Partindo do princípio que todas as actividades de limpeza e higienização vão ser efectuadas com frequência regular em todos os locais, o protocolo implementado prevê a colocação de equipamento de protecção na área de recepção de todos os showroom e oficinas, além de fluxos de acesso específicos. Todo o pessoal disporá de Equipamento de Protecção Individual (EPI) para os encontros com os clientes e para a execução das intervenções.

Nos locais estarão bem visíveis as recomendações de comportamento a adoptar, além de sinalética no pavimento indicando a necessária distância de segurança entre as pessoas. Além disso, serão oferecidos gel higienizante, luvas descartáveis e máscaras nos casos em que os clientes não disponham dos mesmos.

No interior das instalações, o cliente será acolhido e acompanhado pelo vendedor durante toda a visita, o qual se encarregará de apresentar as características do veículo, passando depois a mostrar a viatura ao vivo no stand, mantendo sempre a necessária distância interpessoal de segurança.

Estas mesmas precauções serão adoptadas nas zonas administrativas e na área de venda de peças, onde será também possível ficar a conhecer os produtos Mopar específicos para higienização do veículo. Isto não terá repercussões na experiência do cliente, que poderá avaliar o veículo com a devida calma e, se necessário, efectuar um test drive.

Para a realização deste, há duas opções: acompanhado pelo vendedor – que se sentará atrás garantindo a distância de segurança – ou, em alternativa, não acompanhado com uma duração de 20-30 minutos. Em ambos os casos, deverá ser utilizado EPI e serão garantidas a limpeza e a higienização da viatura após cada utilização.

Em caso de retoma, será possível enviar antecipadamente vídeos, fotos e outra documentação para ajudar na avaliação da viatura. Também para a fase de entrega a palavra de ordem é “segurança”: primeiro, através da app Google Meet, o cliente recebe antecipadamente todas as explicações sobre a viatura, de modo a reduzir os tempos de entrega.

Seguidamente, depois de marcado o encontro, poderá deslocar-se ao concessionário, sempre respeitando as medidas de segurança, ou, em alternativa, poderá solicitar a entrega directamente no domicílio.

Por fim, o protocolo dedica particular atenção às actividades na oficina, ponto nevrálgico de qualquer concessionário: de facto, a oficina, será sempre limpa, desinfectada e periodicamente higienizada. Todos os empregados disporão de EPI e trabalharão um de cada vez em cada veículo.

Ninguém, excepto o pessoal autorizado, poderá aceder a esta área e cada viatura a reparar será previamente sujeita a um procedimento específico de higienização e limpeza, além de serem colocados tapetes e protecções no volante, no banco do condutor, na alavanca das velocidades, etc.. Também para os veículos de cortesia serão seguidos todos os procedimentos de limpeza e higienização e colocadas protecções específicas.

A Mopar disponibilizou para os concessionários e oficinas autorizadas, no âmbito do seu catálogo de produtos, uma gama completa de produtos de limpeza das mãos e de todos os tipos de superfícies. Sempre no catálogo, encontram-se disponíveis sinaléticas para pavimento e divisórias em acrílico para postos de trabalho, além de kits de protecção para viaturas e kits de higienização para limpeza prévia com detergentes do interior dos veículos. Por fim, serão colocados ao dispor do cliente soluções higienizantes propostas pela Mopar para a viatura, o ar condicionado e os filtros de ar do habitáculo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

%d bloggers like this: