Abarth Rally Cup com inscrições abertas

A nova época inclui duas provas em terra e quatro em asfalto, todas integradas no Campeonato Europeu de Ralis FIA (ERC). O troféu arranca a 18 de Junho no Rally Poland, disputado em terra, com o valor dos prémios a ascender a 169.000 euros.

(auto.look2010@gmail.com)

O piso de terra do Rally Poland é o palco, a 18 de Junho, do arranque da terceira edição da Abarth Rally Cup, com o ágil Abarth 124 rally a marcar presença na linha de partida de uma das rondas do Campeonato Europeu de Ralis FIA ERC. Depois de Andrea Nucita, o vencedor em 2019, e de Andrea Mabellini, que triunfou em 2020, o desafio reacende-se agora ao longo das seis provas inseridas entre as etapas especiais dos mais sugestivos ralis europeus.

Com a publicação dos regulamentos dos campeonatos de 2021, abriram oficialmente as inscrições para o troféu dedicado aos carros do Escorpião capazes de debitar 300 cv. Com as alterações introduzidas no calendário FIA ERC, será uma curiosa dupla em terra a abrir a época de 2021.

Depois da Polónia, será a vez de a Letónia receber a segunda ronda da Abarth Rally Cup. O Abarth 124 rally, com preparação para terra, subiu 40 mm e, com jantes em liga OZ de 15”, já demonstrou a sua capacidade para dificultar a vida aos concorrentes. E também assim é em asfalto, o melhor piso para explorar toda a potência do Abarth 124 rally.

A versatilidade e o desempenho deste modelo do Escorpião são evidenciados pelo facto de, nas últimas três temporadas, terem chegado os triunfos na Taça FIA R-GT, basicamente o Campeonato Mundial de Gran Turismo.

Para Francesco Morosini, Senior Brand Manager & Racing da Abarth, «o empenho da AbarthRacing com o mundo dos ralis prossegue também em 2021, agora relançado com um campeonato cada vez mais apreciado por pilotos e navegadores, em parte graças ao significativo valor dos prémios». «Nas últimas três temporadas, o Abarth 124 rally revelou-se o líder mundial entre as viaturas R-GT. Também este ano vamos jogar as cartas certas para manter o título mundial na marca, apesar de os nossos concorrentes terem subido a parada. A Abarth tem a competição no ADN e, como sempre, e conforme ensinou Carlo Abarth, uma das suas missões é ser capaz de ajudar jovens pilotos a crescerem».

«Um compromisso levado muito a sério pela Abarth, que há várias épocas investe nos campeonatos de F4, a fórmula preparatória para jovens pilotos, muitos dos quais provêm das pistas de kart. De facto, no mundo dos ralis, as duas primeiras edições da Abarth Rally Cup deram a vitória a dois sub-30, Andrea Nucita e Andrea Mabellini. O nosso desejo é sermos capazes de oferecer uma rampa de lançamento para os palcos internacionais», acrescentou Francesco Morosini.

O valor dos prémios para o campeonato de 2021 é considerável, estando 169.000 euros em disputa. O vencedor de cada prova receberá 10.000 euros, com 8.000 euros para o segundo classificado e 6.000 euros para o terceiro. O vencedor receberá ainda um prémio final de 25.000 euros.

CALENDÁRIO ABARTH RALLY CUP (*)

18 a 20 de Junho – Rally Poland (Polónia – terra)

1 a 3 de Julho – Rally Liepāja (Letónia – terra)

23 a 25 de Julho – Rally di Roma Capitale (Itália – asfalto)

27 a 29 de Agosto – Rally BarumZlín (República Checa – asfalto)

22 a 24 de Outubro – Rally Hungary (Hungria – asfalto)

18 a 20 de Novembro – Rally Islas Canarias (Espanha – asfalto)

(*) – Sujeito a confirmação pelo WMSC da FIA

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *