Abarth com planos para Ralis e Fórmula 4

A Abarth terminou a extremamente bem-sucedida época de competição de 2019 com a vitória pela segunda vez consecutiva na Taça FIA R-GT Cup e a conquista dos Troféus Duas Rodas Motrizes e GT do Campeonato de Espanha de Ralis de Asfalto. Está agora pronta para enfrentar a época de 2020.

(auto.look2010@gmail.com)

No próximo ano, a Abarth competirá em ralis com o Abarth 124 Rally e em pista, em Itália e na Alemanha, em Fórmula 4, campeonato em que os monolugares são todos equipados com motores Abarth T-Jet 160cv.

O espírito de competição da Abarth sempre usou contextos igualmente competitivos, como os difíceis campos de testes de motores e de componentes técnicos/tecnológicos. Realizar provas nas mais extremas condições pode levar a níveis de performances e de fiabilidade extraordinariamente elevados, impulsionando os limites competitivos, mas preparando também a futura transferência de tecnologia para modelos de série.

CAMPEONATO EUROPEU DE RALIS (ERC)

Nas últimas três épocas, o Abarth 124 Rally afirmou-se como a viatura a abater na categoria R-GT, graças a quase 100 vitórias em 16 campeonatos nacionais. Agora vai competir, pelo segundo ano consecutivo, no Campeonato Europeu de Ralis (ERC).

Os pilotos do ERC podem ainda continuar a concorrer na Abarth Rally Cup (sujeito a validação da FIA WMSC), campeonato monomarca dirigido exclusivamente a condutores de veículos Abarth 124 Rally participantes no ERC, envolvendo seis prestigiadas provas integradas no calendário FIA-ERC 2020: Rali das Ilhas Canárias (Espanha), 7-9 de Maio, asfalto; Rali Liepāja (Letónia), 29-31 de Maio, terra; Rali da Polónia, 26-28 de Maio, terra; Rali de Roma Capital (Itália), 24-26 de Julho, asfalto; Rali Barum Zlín (República Checa), 28-30 de Agosto, asfalto; Rali da Hungria, 6-8 de Novembro, asfalto. Em 2020, o prémio monetário para cada prova será de 12.000 euros para o vencedor, 10.000 euros para o segundo classificado e 8.000 euros para o terceiro. O vencedor final do Troféu receberá um prémio de 30.000 euros.

Além deste empenho, a marca do Escorpião apoiará, no terreno, equipas privadas através da assistência em termos de peças sobresselentes e apoio técnico, além de engenheiros e técnicos prontos para ajudar as equipas participantes na Abarth Rally Cup – disponível para todos os condutores Abarth –, facultando igualmente a utilização das instalações da Hospitalidade Abarth.

COMPROMISSO FÓRMULA 4

O compromisso da Abarth no campeonato de Fórmula 4 continua com a 7.ª edição do Campeonato Italiano de F4 e a 6.ª edição do Campeonato ADAC F4, ambos promovidos pela Abarth.

Com o passar dos anos, a ideia de utilizar nos monolugares o motor Abarth T-Jet 160cv revelou-se perfeita para levar a níveis profissionais jovens promissores pilotos de F4. Ao longo do tempo, essa opção permitiu a cerca de 300 jovens pilotos competirem ao mais elevado nível nalguns dos melhores e mais desafiadores circuitos europeus, nos primeiros passos de uma carreira que, em muitos casos, prosseguiu. Nomeadamente com o canadiano Lance Stroll em F1, a que se somam sete pilotos em F2 (incluindo Mick Schumacher) e 12 em F3.

Por trás de tudo isto, está a filosofia profundamente em sintonia com a da Abarth desde o tempo do seu fundador, Carlo, que permitiu a gerações de condutores fazerem-se notar a um custo reduzido.

A época italiana começa a 17 de Maio em Monza e inclui sete eventos de três provas cada. A época alemã inicia-se a 26 de Abril no circuito de Oschersleben e conta também com sete eventos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

%d bloggers like this: