A hora da verdade está a chegar à Fórmula 1
Inicia-se no próximo fim-de-semana mais uma temporada de Fórmula 1. O Grande Prémio do Bahrein será o primeiro de 23 agendados, com uma dezena de equipas e duas dezenas de pilotos prontos para a luta, em que apenas três formações, Mercedes, Alfa Romeo e Williams postam nas mesmas duplas.
PEDRO RORIZ E CARLOS SOUSA (auto.look2010@gmail.com)
Pela segunda vez – a primeira aconteceu em 2010 –, o GP do Bahrain abre a temporada, depois de desde 2004, data da primeira edição, só não ter tido lugar em 2011, como consequência da “Primavera Árabe” que levou a que, por questões de segurança, prova fosse cancelada.
As equipas regressam à pista onde testaram no final da semana passada mas, desta vez, com o cronómetro a valer, naquele que é o primeiro confronto de uma temporada que promete ser animada.
Com os testes reduzidos a três dias, um deles prejudicado por uma tempestade de areia, veremos se as indicações deixadas têm confirmação agora que chegou a hora da verdade.
Em função do sucedido nos testes, a Red Bull parece ser a equipa que aborda a prova de abertura, com mais confiança, depois de ter visto o holandês Max Verstappen (Red Bull/Honda) ser o mais rápido no conjunto dos três dias e o mexicano Sérgio Perez (Red Bull/Honda), o seu novo recruta, colocar-se no topo da tabela de tempos no dia em que esteve em acção.
E as indicações são, ainda, mais positivas por o japonês Yuiki Tsunoda (Alpha Tauri/Honda), um dos “rookies”, ter terminado os três dias de testes com o segundo tempo absoluto, o que demonstra a evolução que a Honda introduziu nos seus motores, numa indicação que querer fechar em beleza a sua passagem pla F1, o que aumenta a possibilidade da Red Bull ser mais consistente na luta com a Mercedes
Mercedes que revelou dificuldades inesperadas, com os pilotos, o inglês Lewis Hamilton e o finlandês Valtteri Bottas, a queixarem-se da instabilidade da traseira, consequência das alterações regulamentares, e a caixa de velocidades a condicionar o tempo em pista, problema que se estendeu à Aston Martin, que viu o alemão Sebastian Vettel ser vítima do mesmo problema, o que não pode deixar de ser sinal de preocupação para a equipa de Barckley.
Contudo, há quem considere que a Mercedes fez “bluff” e que, a exemplo do que sucedia nos testes em Barcelona, não mostrou todas as cartas para aparecer com todo o seu potencial.
E há que ver com que espírito o inglês e o alemão vão encarar a temporada, com o inglês a ter contrato só até ao final do ano, parecendo, por algumas das suas declarações, estar a pensar em colocar ponto final na sua brilhante carreira, e o alemão, cujo confiança ficou muito abalada com a má temporada na Ferrari, a não ter começado a temporada da melhor maneira, com os problemas sentidos na mudança para a nova equipa a não contribuírem para a aumentar,
Antes do arranque da temporada há a esperança que a Ferrari, depois do descalabro que foi a época passada, que em terminou em sexto, possa juntar-se a Mercedes e Red Bull na discussão das vitórias nas corridas. É isso que a história e os “tiffosi” da marca de Maranello exigem e o terceiro tempo do espanhol Carlos Sainz (Ferrari) e o quarto do finlandês Kimi Raikkonen (Alfa Romeo/Ferrari), que considerou o motor utilizado nos testes superior ao usado o ano passado, podem ser um indicativo do passo em frente dado pela equipa italiana, que terá de ser confirmado nas corridas.
Com a responsabilidade de ter sido a “melhor dos outros”, a McLaren, apesar de ter trocado os motores Renault pelos Mercedes, parece ter gerido com sucesso a trocar, mais exigente por obrigar a adaptar um chassis existente à nova motorização, em lugar de construir o carro tendo por base a forma da unidade motriz.
O australiano Daniel Riccardo (McLaren/Mercedes), vindo da Renault, esteve no topo da tabela dos tempos, o que é um bom indicativo e não surpreenderá se a McLaren voltar a estar na discussão do terceiro lugar dos Construtores, considerando que os dois primeiros serão decididos entre Mercedes e Red Bull.
Boas indicações também da Williams, com o inglês George Russell (Williams/Mercedes), apesar de só ter rodado no derradeiro dia, a ficar com o sexto tempo dos testes, numa demonstração que as modificações feitas no FW43B foram positivas, devendo permitir ao inglês ser presença assídua na Q2.
Após dois anos de ausência, o espanhol Fernando Alonso (Alpine) regressou à F1 e mostrou que mantêm a sua rapidez e fechou o lote dos 10 mais rápidos no conjunto dos três dias, mostrando que regressa em boa forma.
Sem surpresa os dois pilotos da Haas, o russo Nikita Mazepin e o alemão Mick Schmacher, que carrega aos ombros o peso do nome, ambos “rookies”, ficaram nas últimas posições e será difícil que consigam entrar na Q2, tendo sido, de forma clara, suplantados por Yuiki Tsunoda, o terceiro estreante do ano.
A partir de sexta-feira, com o cronómetro a contar veremos aquilo que as equipas fizeram, durante os 10 dias que mediaram entre o final dos testes e o primeiro treino livre oficial, com os ensinamentos colhidos naqueles três dias de trabalho.
OS PARTICIPANTES
N.º | EQUIPA | PILOTO | CARRO | MOTOR |
44 | Mercedes AMG Petronas F1 Team | Lewis Hamilton | Mercedes W12 | Mercedes |
77 | Mercedes AMG Petronas F1 Team | Valtteri Bottas | Mercedes W12 | Mercedes |
55 | Scuderia Ferrari Mission Winnow | Carlos Sainz | Ferrari SF21 | Ferrari |
16 | Scuderia Ferrari Mission Winnow | Charles Leclerc | Ferrari SF21 | Ferrari |
11 | Red Bull Racing Honda | Sergio Perez | Red Bull RB16B | Honda |
33 | Red Bull Racing Honda | Max Verstappen | Red Bull RB16B | Honda |
14 | Alpine F1 Team | Fernando Alonso | Alpine A521 | Renault |
31 | Alpine F1 Team | Esteban Ocon | Alpine A521 | Renault |
47 | Uralkall Haas F1 Team | Mick Schumacher | Haas VF-21 | Ferrari |
9 | Uralkall Haas F1 Team | Nikita Mazepin | Haas VF-21 | Ferrari |
4 | McLaren F1 Team | Lando Norris | McLaren MCL35 | Mercedes |
3 | McLaren F1 Team | Daniel Ricciardo | McLaren MCL35 | Mercedes |
5 | Aston Martin Cognizant F1 Team | Sebastian Vettel | Aston Martin AMR21 | Mercedes |
18 | Aston Martin Cognizant F1 Team | Lance Stroll | Aston Martin AMR21 | Mercedes |
7 | Alfa Romeo Racing ORLEN | Kimi Raikkonen | Alfa Romeo C41 | Ferrari |
99 | Alfa Romeo Racing ORLEN | Antonio Giovinazzi | Alfa Romeo C41 | Ferrari |
10 | Scuderia Alpha Tauri Honda | Pierre Gasly | Alpha Tauri AT02 | Honda |
22 | Scuderia Alpha Tauri Honda | Yuiki Tsunoda | Alpha Tauri AT02 | Honda |
63 | Williams Racing | George Russell | Williams FW 43B | Mercedes |
6 | Williams Racing | Nicholas Latifi | Williams FW 43B | Mercedes |
OS CAMPEÕES
O Bahrain International Circuit é palco do arranque do 73.º Campeonato do Mundo de F1, que começou a 13 de Maio de 1950, com a presença do Rei Jorge VI e da Princesa Isabel, no traçado de Silverstone, com o italiano Giuseppe Farini (Alfa Romeo) a ser o primeiro a inscrever o nome na lista de vencedores, o que repetiria no final na lista dos campeões mundiais.
No arranque de mais um “Mundial” recordem-se os campeões e as marcas que arrebataram os títulos, com o de marcas a só surgir em 1958.
ANO | PILOTO | CARRO | CONSTRUTORES |
1950 | Giuseppe Farina | Alfa Romeo | |
1951 | Juan Manuel Fangio | Alfa Romeo | |
1952 | Alberto Ascari | Ferrari | |
1953 | Alberto Ascari | Ferrari | |
1954 | Juan Manuel Fangio | Maserati/Mercedes-Benz | |
1955 | Juan Manuel Fangio | Mercedes-Benz | |
1956 | Juan Manuel Fangio | Ferrari | |
1957 | Juan Manuel Fangio | Maserati | |
1958 | Mike Hawthorn | Ferrari | Vanwall |
1959 | Jack Brabham | Cooper-Climax | Cooper-Climax |
1960 | Jack Brabham | Cooper-Climax | Cooper-Climax |
1961 | Phil Hill | Ferrari | Ferrari |
1962 | Graham Hill | BRM | BRM |
1963 | Jim Clark | Lotus-Climax | Lotus-Climax |
1964 | John Surtess | Ferrari | Ferrari |
1965 | Jim Clark | Lotus-Climax | Lotus-Climax |
1966 | Jack Brabham | Brabham-Repco | Brabham-Repco |
1967 | Denis Hulme | Brabham-Repco | Brabham-Repco |
1968 | Graham Hill | Lotus-Cosworth | Lotus-Cosworth |
1969 | Jackie Stewart | Matra-Cosworth | Matra-Cosworth |
1970 | Jochen Rindt | Lotus-Cosworth | Lotus-Cosworth |
1971 | Jackie Stewart | Tyrrell-Cosworth | Tyrrell-Cosworth |
1972 | Emerson Fittipaldi | Lotus-Cosworth | Lotus-Cosworth |
1973 | Jackie Stewart | Tyrrell-Cosworth | Lotus-Cosworth |
1974 | Emerson Fittipaldi | McLaren-Cosworth | McLaren-Cosworth |
1975 | Niki Lauda | Ferrari | Ferrari |
1976 | James Hunt | McLaren-Cosworth | Ferrari |
1977 | Niki Lauda | Ferrari | Ferrari |
1978 | Mario Andretti | Lotus-Cosworth | Lotus-Cosworth |
1979 | Jody Scheckter | Ferrari | Ferrari |
1980 | Alain Jones | Williams-Cosworth | Williams-Cosworth |
1981 | Nelson Piquet | Brabham-Cosworth | Brabham-Cosworth |
1982 | Keke Rosberg | Williams-Cosworth | Ferrari |
1983 | Nelson Piquet | Brabham-BMW Turbo | Ferrari |
1984 | Niki Lauda | McLaren-TAG Porsche Turbo | McLaren-TAG Porsche Turbo |
1985 | Alain Prost | McLaren-TAG Porsche Turbo | McLaren-TAG Porsche Turbo |
1986 | Alain Prost | McLaren-TAG Porsche Turbo | Williams-Honda Turbo |
1987 | Nelson Piquet | Williams-Honda Turbo | Williams-Honda Turbo |
1988 | Ayrton Senna | McLaren-Honda Turbo | McLaren-Honda Turbo |
1989 | Alain Prost | McLaren-Honda | McLaren-Honda |
1990 | Ayrton Senna | McLaren-Honda | McLaren-Honda |
1991 | Ayrton Senna | McLaren-Honda | McLaren-Honda |
1992 | Nigel Mansell | Williams-Renault | Williams-Renault |
1993 | Alain Prost | Williams-Renault | Williams-Renault |
1994 | Michael Schumacher | Benetton-Ford | Williams-Renault |
1995 | Michael Schumacher | Benetton-Renault | Benetton-Renault |
1996 | Damon Hill | Williams-Renault | Williams-Renault |
1997 | Jacques Villeneuve | Williams-Renault | Williams-Renault |
1998 | Mika Hakkinen | McLaren-Mercedes | McLaren-Mercedes |
1999 | Mika Hakkinen | McLaren-Mercedes | Ferrari |
2000 | Michael Schumacher | Ferrari | Ferrari |
2001 | Michael Schumacher | Ferrari | Ferrari |
2002 | Michael Schumacher | Ferrari | Ferrari |
2003 | Michael Schumacher | Ferrari | Ferrari |
2004 | Michael Schumacher | Ferrari | Ferrari |
2005 | Fernando Alonso | Renault | Renault |
2006 | Fernando Alonso | Renault | Renault |
2007 | Kimi Raikkonen | Ferrari | Ferrari |
2008 | Lewis Hamilton | McLaren/Mercedes | Ferrari |
2009 | Jenson Button | McLaren/Mercedes | Brawn GP |
2010 | Sebastien Vettel | Red Bull/Renault | Red Bull/Renault |
2011 | Sebastien Vettel | Red Bull/Renault | Red Bull/Renault |
2012 | Sebastien Vettel | Red Bull/Renault | Red Bull/Renault |
2013 | Sebastien Vettel | Red Bull/Renault | Red Bull/Renault |
2014 | Lewis Hamilton | Mercedes | Mercedes |
2015 | Lewis Hamilton | Mercedes | Mercedes |
2016 | Nico Rosberg | Mercedes | Mercedes |
2017 | Lewis Hamilton | Mercedes | Mercedes |
2018 | Lewis Hamilton | Mercedes | Mercedes |
2019 | Lewis Hamilton | Mercedes | Mercedes |
2020 | Lewis Hamilton | Mercedes | Mercedes |
NÚMERO DE TÍTULOS
PILOTOS
7 – Lewis Hamilton, Michael Schumacher
5 – Juan Manuel Fangio
4 – Alain Prost, Sebastien Vettel
3 – Jack Brabham, Niki Lauda, Nelson Piquet, Ayrton Senna, Jackie Stewart
2 – Fernando Alonso, Alberto Ascari, Jim Clark, Emerson Fittipali, Mika Hakkinen, Graham Hill
1 – Mario Andretti, Jenson Button, Giuseppe Farina, Mike Hawthorn, Damon Hill, Phil Hill, Denis Hulme, James Hunt, Alan Jones, Nigel Mansell, Kimi Raikkonen, Jochen Rindt, Keke Rosberg, Nico Rosberg, Jody Scheckter, John Surtess, Jacques Villeneuve
CONSTRUTORES
16 – Ferrari
9 – Williams
8 – McLaren
7 – Lotus, Mercedes
4 – Red Bull
2 – Brabham, Cooper, Renault
1 – Benetton, Brawn GP, BRM, Matra, Tyrell, Vanwall
VITÓRIAS E “POLE POSITIONS”
O inglês Lewis Hamilton é o piloto com mais vitórias (95) e mais “pole position” (98) na história da F1 e tudo aponta para que chega às míticas 100, em ambas as situações. Quando arranca mais um Campeonato do Mundo de F1, registem-se as vezes que cada piloto venceu e largou da “pole position”
VITÓRIAS
95 – Lewis Hamilton
91 – Michael Schumacher
53 – Sebastian Vettel
51 – Alain Prost
41 – Ayrton Senna
32 – Fernando Alonso
31 – Nigel Mansell
27 – Jackie Stewart
25 – Jim Clark, Niki Lauda
24 – Juan Manuel Fangio
23 – Nelson Piquet, Nico Rosberg
22 – Damon Hill
21 – Kimi Raikkonen
20 – Mika Hakkinen
16 – Striling Moss
15 – Jenson Button
14 – Jack Brabham, Emerson Fittipaldi, Graham Hil
13 – Alberto Ascari, David Coulthard
12 – Mario Andretti, Alan Jones, Carlos Reutemann
11 – Felipe Massa, Rubens Barrichello, Jacques Villeneuve
10 – Gerhard Berger, James Hunt, Ronnie Petterson, Jody Scheckter, Max Verstappen
9 – Valtteri Bottas, Mark Webber
8 – Dennis Hulme, Jacky Ickx
7 – Juan Pablo Montoya, Daniel Ricciardo
6 – Tony Brooks, Jacques Laffite, Riccardo Patrese, Jochen Rindt, John Surtess, Gilles Villeneuve
5 – Michele Alboreto, Nino Farina, Clay Regazzoni, Keke Rosberg, John Watson
4 – Dan Gurney, Eddie Irvine, Bruce McLaren,
3 – Thierry Boutsen, Phil Collins, Giancarlo Fisichella, Heinz-Harald Frentzen, Mike Hawthorn, Johnny Herbert, Phil Hill, Didier Pironi,
2 – Elio De Angelis, Patrick Depailler, Froilan Gonzalez, Jean-Pierre Jabouille, Charles Leclerc, Peter Revson, Pedro Rodriguez, Jo Siffert, Patrick Tambay, Maurice Trintignant, Wolfgang Von Trips, Bill Vukovich
1 – Jean Alesi, Giancarlo Baghetti, Lorenzo Bandini, Vittorio Brambilla, Jean Pierre Beltoise, Jo Bonnier, James Bryan, François Cevert, Luigi Fagioli, Patrick Flaherty, Pierre Gasly, Peter Gethin, Richie Ginther, Sam Hanks, Ines Ireland, Heikki Kovalainen, Robert Kubica, Pastor Maldonado, Jochen Mass, Luigi Musso, Alessandro Nannini, Gunnar Nilsson, José Carlos Pace, Olivier Panis, Jim Parsons, Sergio Perez, Jim Rathmann, Toni Ruttman, Ludovico Scarfiotti, Bob Swelkert, Piero Taruffi, Jarno Trulli, Lee Wallard, Roger Ward
“POLES POSITION”
98 – Lewis Hamilton
68 – Michael Schumacher
65 – Ayrton Senna
57 – Sebastien Vettel
33 – Jim Clark, Alain Prost
32 – Nigel Mansell
30 – Nico Rosberg
29 – Juan Manuel Fangio
26 – Mika Hakkinen
24 – Niki Lauda, Nelson Piquet
22 – Fernando Alonso
20 – Damon Hill
18 – Michael Andretti, Rene Arnoux, Kimi Raikkonen
17 – Jackie Stewart
16 – Valtteri Bottas Felipe Massa, Stirling Moss,
14 – Alberto Ascari, Rubens Barrichello, James Hunt, Ronnie Peterson
13 – Jack Brabham, Graham Hill, Jackie Ickx, Juan Pablo Montoya, Jacques Villeneuve
12 – Gerhard Berger, David Coulthard, Jochen Rindt
11 – Mark Webber
8 – Jenson Button, Riccardo Patrese, John Surtess
7 – Jacques Laffite
6 – Emerson Fittipaldi, Phil Hill, Jean-Pierre Jabouille, Alan Jones, Charles Leclerc, Carlos Reutemann, Ralf Schumacher
5 – Chris Amon, Nino Farina, Clay Regazzoni, Keke Rosberg, Patrick Tambay
4 – Giancarlo Fisichella, Mike Hawthorn, Didier Pironi, Jarno Trulli
3 – Tony Brooks, Elio De Angelis, Teo Fabi, Froilan Gonzalez, Dan Gurney, Jean Pierre Jarier, Daniel Ricciardo, Jody Scheckter, Max Verstappen
2 – Michele Alboreto, Jean Alesi, Andrea De Cesaris, Heinz-Harald Frentzen, Jo Siffert, Gilles Villeneuve, John Watson
1 – Fabien Agabashian, Lorenzo Bandini, Jo Bonnier, Thierry Boutsen, Vittorio Brambilla, Emilio Castelloti, Andrea De Cesaris, Patrick Depailler, Will Faulkner, Pat Flaherty, Bruno Giacomelli, Nick Heidfeld, James Hoyt, Nico Hulkenberg, Denis Hulme, Heikki Kovalainen, Roberto Kubica, Pastor Maldonado, Jim McGrath, David Nalon, Petter O’Connor, Jose Carlos Pace, Mike Parkes, Tom Pryce, David Rathmann, Peter Revson, Eric Sachs, Lance Stroll Jim Thomson, Wolfgang Von Trips, Bill Vukovich
VENCEDORES DO GP DO BAHRAIN
O GP do Bahrain integra o calendário do Campeonato do Mundo de F1 desde 2004 e, desde então, só não teve lugar em 2011, por questões políticas relacionadas com a “Primavera Árabe” que levaram ao seu cancelamento. Sete pilotos e cinco construtores subiram ao lugar mais alto do pódio, ao longo das 16 edições da prova, com as vitórias a ficarem assim distribuídas.
ANO | PILOTO | CHASSIS | MOTOR |
2004 | Michael Schumacher | Ferrari | Ferrari |
2005 | Fernando Aloinso | Renault | Renault |
2006 | Fernando Aloinso | Renault | Renault |
2007 | Felipe Massa | Ferrari | Ferrari |
2008 | Felipe Massa | Ferrari | Ferrari |
2009 | Jenson Button | Brawn | Mercedes |
2010 | Fernando Aloinso | Ferrari | Ferrari |
2011 | Não houve GP | ||
2012 | Sebastian Vettel | Red Bull | Renault |
2013 | Sebastian Vettel | Red Bull | Renault |
2014 | Lewis Hamilton | Mercedes | Mercedes |
2015 | Lewis Hamilton | Mercedes | Mercedes |
2016 | Nico Rosberg | Mercedes | Mercedes |
2017 | Sebastian Vettel | Ferrari | Ferrari |
2018 | Sebastian Vettel | Ferrari | Ferrari |
2019 | Lewis Hamilton | Mercedes | Mercedes |
2020 | Lewis Hamilton | Mercedes | Mercedes |
NÚMERO DE VITÓRIAS
PILOTOS
4 – Lewis Hamilton, Sebastian Vettel
3 – Fernando Alonso
2 – Felipe Massa
1 – Jenson Button, Nico Rosberg, Michael Schumacher
CONSTRUTORES
6 – Ferrari
5 – Mercedes
2 – Red Bull, Renault
1 – Brawn
CALENDÁRIO
Pela primeira vez, o calendário integra 23 corridas, com destaque para o regresso do remodelado traçado de Zandvoort e para a estreia do de Jeddah, que, pelo desenho visto promete ser o mais rápido traçado citadino, com Portimão a permanecer no calendário
DATA | PAÌS | CIRCUITO |
28 de Março | Bahrain | Sakhir |
18 de Abril | Emilia Romagna | Imola |
2 de Maio | Portugal | Portimão |
9 de Maio | Espanha | Barcelona |
23 de Maio | Mónaco | Monte Carlo (citadino) |
6 de Junho | Azerbeijão | Baku |
13 de Junho | Canadá | Montreal |
27 de Junho | França | Paul Ricard |
4 de Julho | Áustria | Spielberg |
18 de Julho | Inglaterra | Silverstone |
1 de Agosto | Hungria | Hungaroring |
29 de Agosto | Bélgica | Spa-Francorchamps |
5 de Setembro | Países Baixos | Zandvoort |
12 de Setembro | Itália | Monza |
26 de Setembro | Rússia | Sochi |
3 de Outubro | Singapura | Marina Bay (citadino) |
10 de Outubro | Japão | Suzuka |
24 de Outubro | Estados Unidos | Circuit das Americas |
31 de Outubro | México | Hermanos Rodriguez |
7 de Novembro | Brasil | Interlagos |
21 de Novembro | Austrália | Melbourne |
5 de Dezembro | Arábia Saudita | Jeddah (citadino) |
12 de Dezembro | Abu Dhabi | Yas Marina |