A hora da verdade está a chegar à Fórmula 1

Inicia-se no próximo fim-de-semana mais uma temporada de Fórmula 1. O Grande Prémio do Bahrein será o primeiro de 23 agendados, com uma dezena de equipas e duas dezenas de pilotos prontos para a luta, em que apenas três formações, Mercedes, Alfa Romeo e Williams postam nas mesmas duplas.

PEDRO RORIZ E CARLOS SOUSA (auto.look2010@gmail.com)

Pela segunda vez – a primeira aconteceu em 2010 –, o GP do Bahrain abre a temporada, depois de desde 2004, data da primeira edição, só não ter tido lugar em 2011, como consequência da “Primavera Árabe” que levou a que, por questões de segurança, prova fosse cancelada.

As equipas regressam à pista onde testaram no final da semana passada mas, desta vez, com o cronómetro a valer, naquele que é o primeiro confronto de uma temporada que promete ser animada.

Com os testes reduzidos a três dias, um deles prejudicado por uma tempestade de areia, veremos se as indicações deixadas têm confirmação agora que chegou a hora da verdade.

Em função do sucedido nos testes, a Red Bull parece ser a equipa que aborda a prova de abertura, com mais confiança, depois de ter visto o holandês Max Verstappen (Red Bull/Honda) ser o mais rápido no conjunto dos três dias e o mexicano Sérgio Perez (Red Bull/Honda), o seu novo recruta, colocar-se no topo da tabela de tempos no dia em que esteve em acção.

E as indicações são, ainda, mais positivas por o japonês Yuiki Tsunoda (Alpha Tauri/Honda), um dos “rookies”, ter terminado os três dias de testes com o segundo tempo absoluto, o que demonstra a evolução que a Honda introduziu nos seus motores, numa indicação que querer fechar em beleza a sua passagem pla F1, o que aumenta a possibilidade da Red Bull ser mais consistente na luta com a Mercedes

Mercedes que revelou dificuldades inesperadas, com os pilotos, o inglês Lewis Hamilton e o finlandês Valtteri Bottas, a queixarem-se da instabilidade da traseira, consequência das alterações regulamentares, e a caixa de velocidades a condicionar o tempo em pista, problema que se estendeu à Aston Martin, que viu o alemão Sebastian Vettel ser vítima do mesmo problema, o que não pode deixar de ser sinal de preocupação para a equipa de Barckley.

Contudo, há quem considere que a Mercedes fez “bluff” e que, a exemplo do que sucedia nos testes em Barcelona, não mostrou todas as cartas para aparecer com todo o seu potencial.

E há que ver com que espírito o inglês e o alemão vão encarar a temporada, com o inglês a ter contrato só até ao final do ano, parecendo, por algumas das suas declarações, estar a pensar em colocar ponto final na sua brilhante carreira, e o alemão, cujo confiança ficou muito abalada com a má temporada na Ferrari, a não ter começado a temporada da melhor maneira, com os problemas sentidos na mudança para a nova equipa a não contribuírem para a aumentar,

Antes do arranque da temporada há a esperança que a Ferrari, depois do descalabro que foi a época passada, que em terminou em sexto, possa juntar-se a Mercedes e Red Bull na discussão das vitórias nas corridas. É isso que a história e os “tiffosi” da marca de Maranello exigem e o terceiro tempo do espanhol Carlos Sainz (Ferrari) e o quarto do finlandês Kimi Raikkonen (Alfa Romeo/Ferrari), que considerou o motor utilizado nos testes superior ao usado o ano passado, podem ser um indicativo do passo em frente dado pela equipa italiana, que terá de ser confirmado nas corridas.

Com a responsabilidade de ter sido a “melhor dos outros”, a McLaren, apesar de ter trocado os motores Renault pelos Mercedes, parece ter gerido com sucesso a trocar, mais exigente por obrigar a adaptar um chassis existente à nova motorização, em lugar de construir o carro tendo por base a forma da unidade motriz.

O australiano Daniel Riccardo (McLaren/Mercedes), vindo da Renault, esteve no topo da tabela dos tempos, o que é um bom indicativo e não surpreenderá se a McLaren voltar a estar na discussão do terceiro lugar dos Construtores, considerando que os dois primeiros serão decididos entre Mercedes e Red Bull.

Boas indicações também da Williams, com o inglês George Russell (Williams/Mercedes), apesar de só ter rodado no derradeiro dia, a ficar com o sexto tempo dos testes, numa demonstração que as modificações feitas no FW43B foram positivas, devendo permitir ao inglês ser presença assídua na Q2.

 

Após dois anos de ausência, o espanhol Fernando Alonso (Alpine) regressou à F1 e mostrou que mantêm a sua rapidez e fechou o lote dos 10 mais rápidos no conjunto dos três dias, mostrando que regressa em boa forma.

Sem surpresa os dois pilotos da Haas, o russo Nikita Mazepin e o alemão Mick Schmacher, que carrega aos ombros o peso do nome, ambos “rookies”, ficaram nas últimas posições e será difícil que consigam entrar na Q2, tendo sido, de forma clara, suplantados por Yuiki Tsunoda, o terceiro estreante do ano.

A partir de sexta-feira, com o cronómetro a contar veremos aquilo que as equipas fizeram, durante os 10 dias que mediaram entre o final dos testes e o primeiro treino livre oficial, com os ensinamentos colhidos naqueles três dias de trabalho.

OS PARTICIPANTES

N.º EQUIPA PILOTO CARRO MOTOR
         
44 Mercedes AMG Petronas F1 Team Lewis Hamilton Mercedes W12 Mercedes
77 Mercedes AMG Petronas F1 Team Valtteri Bottas Mercedes W12 Mercedes
55 Scuderia Ferrari Mission Winnow Carlos Sainz Ferrari SF21 Ferrari
16 Scuderia Ferrari Mission Winnow Charles Leclerc Ferrari SF21 Ferrari
11 Red Bull Racing Honda Sergio Perez Red Bull RB16B Honda
33 Red Bull Racing Honda Max Verstappen Red Bull RB16B Honda
14 Alpine F1 Team Fernando Alonso Alpine A521 Renault
31 Alpine F1 Team Esteban Ocon Alpine A521 Renault
47 Uralkall Haas F1 Team Mick Schumacher Haas VF-21 Ferrari
9 Uralkall Haas F1 Team Nikita Mazepin Haas VF-21 Ferrari
4 McLaren F1 Team Lando Norris McLaren MCL35 Mercedes
3 McLaren F1 Team Daniel Ricciardo McLaren MCL35 Mercedes
5 Aston Martin Cognizant F1 Team Sebastian Vettel Aston Martin AMR21 Mercedes
18 Aston Martin Cognizant F1 Team Lance Stroll Aston Martin AMR21 Mercedes
7 Alfa Romeo Racing ORLEN Kimi Raikkonen Alfa Romeo C41 Ferrari
99 Alfa Romeo Racing ORLEN Antonio Giovinazzi Alfa Romeo C41 Ferrari
10 Scuderia Alpha Tauri Honda Pierre Gasly Alpha Tauri AT02 Honda
22 Scuderia Alpha Tauri Honda Yuiki Tsunoda Alpha Tauri AT02 Honda
63 Williams Racing George Russell Williams FW 43B Mercedes
6 Williams Racing Nicholas Latifi Williams FW 43B Mercedes

OS CAMPEÕES

O Bahrain International Circuit é palco do arranque do 73.º Campeonato do Mundo de F1, que começou a 13 de Maio de 1950, com a presença do Rei Jorge VI e da Princesa Isabel, no traçado de Silverstone, com o italiano Giuseppe Farini (Alfa Romeo) a ser o primeiro a inscrever o nome na lista de vencedores, o que repetiria no final na lista dos campeões mundiais.

No arranque de mais um “Mundial” recordem-se os campeões e as marcas que arrebataram os títulos, com o de marcas a só surgir em 1958.

ANO PILOTO CARRO CONSTRUTORES
       
1950 Giuseppe Farina Alfa Romeo  
1951 Juan Manuel Fangio Alfa Romeo  
1952 Alberto Ascari Ferrari  
1953 Alberto Ascari Ferrari  
1954 Juan Manuel Fangio Maserati/Mercedes-Benz  
1955 Juan Manuel Fangio Mercedes-Benz  
1956 Juan Manuel Fangio Ferrari  
1957 Juan Manuel Fangio Maserati  
1958 Mike Hawthorn Ferrari Vanwall
1959 Jack Brabham Cooper-Climax Cooper-Climax
1960 Jack Brabham Cooper-Climax Cooper-Climax
1961 Phil Hill Ferrari Ferrari
1962 Graham Hill BRM BRM
1963 Jim Clark Lotus-Climax Lotus-Climax
1964 John Surtess Ferrari Ferrari
1965 Jim Clark Lotus-Climax Lotus-Climax
1966 Jack Brabham Brabham-Repco Brabham-Repco
1967 Denis Hulme Brabham-Repco Brabham-Repco
1968 Graham Hill Lotus-Cosworth Lotus-Cosworth
1969 Jackie Stewart Matra-Cosworth Matra-Cosworth
1970 Jochen Rindt Lotus-Cosworth Lotus-Cosworth
1971 Jackie Stewart Tyrrell-Cosworth Tyrrell-Cosworth
1972 Emerson Fittipaldi Lotus-Cosworth Lotus-Cosworth
1973 Jackie Stewart Tyrrell-Cosworth Lotus-Cosworth
1974 Emerson Fittipaldi McLaren-Cosworth McLaren-Cosworth
1975 Niki Lauda Ferrari Ferrari
1976 James Hunt McLaren-Cosworth Ferrari
1977 Niki Lauda Ferrari Ferrari
1978 Mario Andretti Lotus-Cosworth Lotus-Cosworth
1979 Jody Scheckter Ferrari Ferrari
1980 Alain Jones Williams-Cosworth Williams-Cosworth
1981 Nelson Piquet Brabham-Cosworth Brabham-Cosworth
1982 Keke Rosberg Williams-Cosworth Ferrari
1983 Nelson Piquet Brabham-BMW Turbo Ferrari
1984 Niki Lauda McLaren-TAG Porsche Turbo McLaren-TAG Porsche Turbo
1985 Alain Prost McLaren-TAG Porsche Turbo McLaren-TAG Porsche Turbo
1986 Alain Prost McLaren-TAG Porsche Turbo Williams-Honda Turbo
1987 Nelson Piquet Williams-Honda Turbo Williams-Honda Turbo
1988 Ayrton Senna McLaren-Honda Turbo McLaren-Honda Turbo
1989 Alain Prost McLaren-Honda McLaren-Honda
1990 Ayrton Senna McLaren-Honda McLaren-Honda
1991 Ayrton Senna McLaren-Honda McLaren-Honda
1992 Nigel Mansell Williams-Renault Williams-Renault
1993 Alain Prost Williams-Renault Williams-Renault
1994 Michael Schumacher Benetton-Ford Williams-Renault
1995 Michael Schumacher Benetton-Renault Benetton-Renault
1996 Damon Hill Williams-Renault Williams-Renault
1997 Jacques Villeneuve Williams-Renault Williams-Renault
1998 Mika Hakkinen McLaren-Mercedes McLaren-Mercedes
1999 Mika Hakkinen McLaren-Mercedes Ferrari
2000 Michael Schumacher Ferrari Ferrari
2001 Michael Schumacher Ferrari Ferrari
2002 Michael Schumacher Ferrari Ferrari
2003 Michael Schumacher Ferrari Ferrari
2004 Michael Schumacher Ferrari Ferrari
2005 Fernando Alonso Renault Renault
2006 Fernando Alonso Renault Renault
2007 Kimi Raikkonen Ferrari Ferrari
2008 Lewis Hamilton McLaren/Mercedes Ferrari
2009 Jenson Button McLaren/Mercedes Brawn GP
2010 Sebastien Vettel Red Bull/Renault Red Bull/Renault
2011 Sebastien Vettel Red Bull/Renault Red Bull/Renault
2012 Sebastien Vettel Red Bull/Renault Red Bull/Renault
2013 Sebastien Vettel Red Bull/Renault Red Bull/Renault
2014 Lewis Hamilton Mercedes Mercedes
2015 Lewis Hamilton Mercedes Mercedes
2016 Nico Rosberg Mercedes Mercedes
2017 Lewis Hamilton Mercedes Mercedes
2018 Lewis Hamilton Mercedes Mercedes
2019 Lewis Hamilton Mercedes Mercedes
2020 Lewis Hamilton Mercedes Mercedes

NÚMERO DE TÍTULOS

PILOTOS

7 – Lewis Hamilton, Michael Schumacher

5 – Juan Manuel Fangio

4 – Alain Prost, Sebastien Vettel

3 – Jack Brabham, Niki Lauda, Nelson Piquet, Ayrton Senna, Jackie Stewart

2 – Fernando Alonso, Alberto Ascari, Jim Clark, Emerson Fittipali, Mika Hakkinen, Graham Hill

1 – Mario Andretti, Jenson Button, Giuseppe Farina, Mike Hawthorn, Damon Hill, Phil Hill, Denis Hulme, James Hunt, Alan Jones, Nigel Mansell, Kimi Raikkonen, Jochen Rindt, Keke Rosberg, Nico Rosberg, Jody Scheckter, John Surtess, Jacques Villeneuve

CONSTRUTORES

16 – Ferrari

9 – Williams

8 – McLaren

7 – Lotus, Mercedes

4 –  Red Bull

2 – Brabham, Cooper, Renault

1 – Benetton, Brawn GP, BRM, Matra, Tyrell, Vanwall

VITÓRIAS E “POLE POSITIONS”

O inglês Lewis Hamilton é o piloto com mais vitórias (95) e mais “pole position” (98) na história da F1 e tudo aponta para que chega às míticas 100, em ambas as situações. Quando arranca mais um Campeonato do Mundo de F1, registem-se as vezes que cada piloto venceu e largou da “pole position”

VITÓRIAS

95 – Lewis Hamilton

91 – Michael Schumacher

53 – Sebastian Vettel

51 – Alain Prost

41 – Ayrton Senna

32 – Fernando Alonso

31 – Nigel Mansell

27 – Jackie Stewart

25 – Jim Clark, Niki Lauda

24 – Juan Manuel Fangio

23 – Nelson Piquet, Nico Rosberg

22 – Damon Hill

21 – Kimi Raikkonen

20 – Mika Hakkinen

16 – Striling Moss

15 – Jenson Button

14 – Jack Brabham, Emerson Fittipaldi, Graham Hil

13 – Alberto Ascari, David Coulthard

12 – Mario Andretti, Alan Jones, Carlos Reutemann

11 – Felipe Massa, Rubens Barrichello, Jacques Villeneuve

10 – Gerhard Berger, James Hunt, Ronnie Petterson, Jody Scheckter, Max Verstappen

9 – Valtteri Bottas, Mark Webber

8 – Dennis Hulme, Jacky Ickx

7 – Juan Pablo Montoya, Daniel Ricciardo

6 – Tony Brooks, Jacques Laffite, Riccardo Patrese, Jochen Rindt, John Surtess, Gilles Villeneuve

5 – Michele Alboreto, Nino Farina, Clay Regazzoni, Keke Rosberg, John Watson

4 – Dan Gurney, Eddie Irvine, Bruce McLaren,

3 – Thierry Boutsen, Phil Collins, Giancarlo Fisichella, Heinz-Harald Frentzen, Mike Hawthorn, Johnny Herbert, Phil Hill, Didier Pironi,

2 – Elio De Angelis, Patrick Depailler, Froilan Gonzalez, Jean-Pierre Jabouille, Charles Leclerc, Peter Revson, Pedro Rodriguez, Jo Siffert, Patrick Tambay, Maurice Trintignant, Wolfgang Von Trips, Bill Vukovich

1 – Jean Alesi, Giancarlo Baghetti, Lorenzo Bandini, Vittorio Brambilla, Jean Pierre Beltoise, Jo Bonnier, James Bryan, François Cevert, Luigi Fagioli, Patrick Flaherty, Pierre Gasly, Peter Gethin, Richie Ginther, Sam Hanks, Ines Ireland, Heikki Kovalainen, Robert Kubica, Pastor Maldonado, Jochen Mass, Luigi Musso, Alessandro Nannini, Gunnar Nilsson, José Carlos Pace, Olivier Panis, Jim Parsons, Sergio Perez, Jim Rathmann, Toni Ruttman, Ludovico Scarfiotti, Bob Swelkert, Piero Taruffi, Jarno Trulli, Lee Wallard, Roger Ward

“POLES POSITION”

98 – Lewis Hamilton

68 – Michael Schumacher

65 – Ayrton Senna

57 – Sebastien Vettel

33 – Jim Clark, Alain Prost

32 – Nigel Mansell

30 – Nico Rosberg

29 – Juan Manuel Fangio

26 – Mika Hakkinen

24 – Niki Lauda, Nelson Piquet

22 – Fernando Alonso

20 – Damon Hill

18 – Michael Andretti, Rene Arnoux, Kimi Raikkonen

17 – Jackie Stewart

16 – Valtteri Bottas Felipe Massa, Stirling Moss,

14 – Alberto Ascari, Rubens Barrichello, James Hunt, Ronnie Peterson

13 – Jack Brabham, Graham Hill, Jackie Ickx, Juan Pablo Montoya, Jacques Villeneuve

12 – Gerhard Berger, David Coulthard, Jochen Rindt

11 – Mark Webber

8 – Jenson Button, Riccardo Patrese, John Surtess

7 – Jacques Laffite

6 – Emerson Fittipaldi, Phil Hill, Jean-Pierre Jabouille, Alan Jones, Charles Leclerc, Carlos Reutemann, Ralf Schumacher

5 – Chris Amon, Nino Farina, Clay Regazzoni, Keke Rosberg, Patrick Tambay

4 – Giancarlo Fisichella, Mike Hawthorn, Didier Pironi, Jarno Trulli

3 – Tony Brooks, Elio De Angelis, Teo Fabi, Froilan Gonzalez, Dan Gurney, Jean Pierre Jarier, Daniel Ricciardo, Jody Scheckter, Max Verstappen

2 – Michele Alboreto, Jean Alesi, Andrea De Cesaris, Heinz-Harald Frentzen, Jo Siffert, Gilles Villeneuve, John Watson

1 – Fabien Agabashian, Lorenzo Bandini, Jo Bonnier, Thierry Boutsen, Vittorio Brambilla, Emilio Castelloti, Andrea De Cesaris, Patrick Depailler, Will Faulkner, Pat Flaherty, Bruno Giacomelli, Nick Heidfeld, James Hoyt, Nico Hulkenberg, Denis Hulme, Heikki Kovalainen, Roberto Kubica, Pastor Maldonado, Jim McGrath, David Nalon, Petter O’Connor, Jose Carlos Pace, Mike Parkes, Tom Pryce, David Rathmann, Peter Revson, Eric Sachs, Lance Stroll Jim Thomson, Wolfgang Von Trips, Bill Vukovich

VENCEDORES DO GP DO BAHRAIN

O GP do Bahrain integra o calendário do Campeonato do Mundo de F1 desde 2004 e, desde então, só não teve lugar em 2011, por questões políticas relacionadas com a “Primavera Árabe” que levaram ao seu cancelamento. Sete pilotos e cinco construtores subiram ao lugar mais alto do pódio, ao longo das 16 edições da prova, com as vitórias a ficarem assim distribuídas.

ANO PILOTO CHASSIS MOTOR
       
2004 Michael Schumacher Ferrari Ferrari
2005 Fernando Aloinso Renault Renault
2006 Fernando Aloinso Renault Renault
2007 Felipe Massa Ferrari Ferrari
2008 Felipe Massa Ferrari Ferrari
2009 Jenson Button Brawn Mercedes
2010 Fernando Aloinso Ferrari Ferrari
2011 Não houve GP    
2012 Sebastian Vettel Red Bull Renault
2013 Sebastian Vettel Red Bull Renault
2014 Lewis Hamilton Mercedes Mercedes
2015 Lewis Hamilton Mercedes Mercedes
2016 Nico Rosberg Mercedes Mercedes
2017 Sebastian Vettel Ferrari Ferrari
2018 Sebastian Vettel Ferrari Ferrari
2019 Lewis Hamilton Mercedes Mercedes
2020 Lewis Hamilton Mercedes Mercedes

NÚMERO DE VITÓRIAS

PILOTOS

4 – Lewis Hamilton, Sebastian Vettel

3 – Fernando Alonso

2 – Felipe Massa

1 – Jenson Button, Nico Rosberg, Michael Schumacher

CONSTRUTORES

6 – Ferrari

5 – Mercedes

2 – Red Bull, Renault

1 – Brawn

CALENDÁRIO

Pela primeira vez, o calendário integra 23 corridas, com destaque para o regresso do remodelado traçado de Zandvoort e para a estreia do de Jeddah, que, pelo desenho visto promete ser o mais rápido traçado citadino, com Portimão a permanecer no calendário

DATA PAÌS CIRCUITO
     
28 de Março Bahrain Sakhir
18 de Abril Emilia Romagna Imola
2 de Maio Portugal Portimão
9 de Maio Espanha Barcelona
23 de Maio Mónaco Monte Carlo (citadino)
6 de Junho Azerbeijão Baku
13 de Junho Canadá Montreal
27 de Junho França Paul Ricard
4 de Julho Áustria Spielberg
18 de Julho Inglaterra Silverstone
1 de Agosto Hungria Hungaroring
29 de Agosto Bélgica Spa-Francorchamps
5 de Setembro Países Baixos Zandvoort
12 de Setembro Itália Monza
26 de Setembro Rússia Sochi
3 de Outubro Singapura Marina Bay (citadino)
10 de Outubro Japão Suzuka
24 de Outubro Estados Unidos Circuit das Americas
31 de Outubro México Hermanos Rodriguez
7 de Novembro Brasil Interlagos
21 de Novembro Austrália Melbourne
5 de Dezembro Arábia Saudita Jeddah (citadino)
12 de Dezembro Abu Dhabi Yas Marina

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