A Estrada Nacional 2 como nunca foi vista

A 23.ª edição do Portugal de Lés-a-Lés, que liga Chaves a Faro, de 2 a 5 de Junho de 2021, reinventa a mítica estrada, uma descoberta monumental de um país diversificado, de cultura rica, gastronomia farta e paisagens deslumbrantes.

(auto.look2010@gmail.com)

Dizem que é a estrada da moda, aquela que todos devem fazer pelo menos uma vez na vida! Mas, todos sabemos, é muito mais do que isso. De primordial eixo viário no Plano Rodoviário Nacional de 1945 a local de culto internacional, a Estrada Nacional 2 sofreu inúmeras alterações ao longo de uma história atribulada. Desde sempre percorrida no Portugal de Lés-a-Lés, com a utilização de diversos troços ao longo de todo o país, a N2 vai ter, em 2021, um papel bem diferente.

Não, não pensem que a edição 23 da grande travessia organizada pela Federação de Motociclismo de Portugal vai ser uma “simples” viagem ao longo da N2. Nada disso! Vai ser, isso sim e como em todas anteriores jornadas do maior evento mototurístico da Europa, uma descoberta monumental de um país diversificado, de cultura rica, gastronomia farta e paisagens deslumbrantes.

Das serras transmontanas à vastidão do oceano que banha a costa algarvia, dos mais recortados vales às mais amplas planícies, das imensas curvas a norte às rectas a perder de vista a sul. Tempo de descoberta de 11 dos 18 distritos que constituem o mapa continental, com a passagem por 35 concelhos, atravessando 11 rios (e muitos outras linhas de água como a nossa bem conhecida ribeira do Vascão) e gastando pneu nas curvas de 11 serras.

Uma fuga ao habitual desafio de “fazer a N2”, com uma ligação entre dois extremos de Portugal que será um hino ao mototurismo, na descoberta das diferenças e particularidades das paisagens, gentes, património, gastronomia e história, sempre apoiados pela Associação de Municípios da Rota da Estrada Nacional 2.

Aliás, fica a promessa da Comissão de Mototurismo da FMP que haverá muito mais para ver para lá dos 738,5 quilómetros (em breve serão 739,26 km) que ligam Chaves a Faro. Outras estradas nacionais, regionais, municipais e uns quantos caminhos sem classificação serão percorridas pela enorme caravana ao longo dos mais de 1.000 quilómetros plenos de descoberta e recheados de enormes surpresas. Curiosos? Mais novidades estão a ser preparadas para o evento que já tem data marcada: 2 a 5 de Junho!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *