A corrida no Mónaco que todos querem ganhar
O Mundial de Fórmula 1 prossegue este fim de semana com o Grande Prémio do Mónaco, uma das provas mais icónicas da temporada, num circuito urbano, estreito e que não absolve o mínimo erro uma vez que as ultrapassagens praticamente impossíveis…
PEDRO RORIZ (redacao@autolook.pt)
As ruas de Monte Carlo, onde as ultrapassagens são muito difíceis, mas onde todos querem correr e, se possível, ganhar, recebem a segunda prova, de uma sequência de três que começou, a semana passada, em Imola e termina, para a semana, em Barcelona.
Traçado de características únicas é aquele em que a conquista da “pole position” é mais importante, por ser, na maior parte dos casos, meio caminho andado para a vitória.
Por isso é de antever um intenso duelo, na qualificação, entre o neerlandês Max Verstappen (Red Bull/Honda), moralizado pela vitória no traçado de Imola, onde, depois de um bom arranque, dominou a concorrência em Itália, e o australiano Oscar Piastri (McLaren/Mercedes), que defende o comando do campeonato.
Em igualdade circunstancial estão, também, os ingleses Lando Norris (McLaren/Mercedes), que é o seu mais direto perseguidor, e George Russell (Mercedes), que tem sido aquele que de forma mais consistente tem ocupado lugares do pódio.
Fica a dúvida de saber se a Ferrari consegue melhorar o seu desempenho, para permitir ao monegasco Charles Leclerc, que acelera em “casa”, e ao inglês Lewis Hamilton entrarem na luta pelos lugares do pódio.
As dúvidas persistem também se a Williams continua a ter os seus dois pilotos, o tailandês Alexander Albon (Williams/Mercedes) e o espanhol Carlos Sainz (Williams/Mercedes), entre os 10 mais rápidos, a exemplo do que tem sucedido com alguma regularidade.
Resta saber se a presença do espanhol Fernando Alonso (Aston Martin/Mercedes), que não pontuou, na Q3, em Imola, foi um mero fogacho ou se Andrien Newew, embora com as atenções concentradas no carro do próximo ano, já está a contribuir para a evolução do “AMR25’’.
Para os estreantes a corrida monegasca será um enorme desafio e resta ver como é que o italiano Kimi Antonelli (Mercedes) e o francês Isack Hadjar (VCAR/Honda), que têm sido os mais eficazes, vão reagir às “armadilhas” do traçado.
PROGRAMA
SEXTA-FEIRA (23 DE MAIO)
12h30 / 13h30 – Treino livre 1
16h00 / 17h00 – Treino livre 2
SÁBADO (24 DE MAIO)
11h30 / 12h30 – Treino livre 3
15h00 / 16h00 – Qualificação
DOMINGO (25 DE MAIO)
14h00 – Corrida
CLASSIFICAÇÕES DOS “MUNDIAIS”
PILOTOS – 1.º, Oscar Piastri, 146 pontos; 2.º, Lando Norris, 133; 3.º, Max Verstappen, 124; 4.º, George Russell, 99; 5.º, Charles Leclerc, 61; 6.º, Lewis Hamilton, 53; 7.º, Kimi Antonelli, 48; 8.º, Alexander Albon, 40; 9.º, Esteban Ocon, 14; 10.º, Lance Stroll, 14; 11.º, Carlos Sainz, 11; 12.º, Yuki Tsunoda, 10; 13.º, Pierre Gasly, 7; 14.º Isack Hadjar, 7; 15.º, Nico Hulkenberg, 6; 16.º, Oliver Bearman, 6.
CONSTRUTORES – 1.º, McLaren F1 Team, 279 pontos; 2.º, Mercedes-AMG Petronas F1 Team, 147; 3.º, Oracle Red Bull Racing, 131; 4.º, Scuderia Ferrari HP, 114; 5.º, Atlassian Williams Racing, 51; 6.º, MoneyGram Haas F1 Team, 20; 7.º, Aston Martin Aramco F1 Team, 14; 8.º, Visa Cash App Racing Bulls F1 Team, 10; 9.º, BWT Alpine F1 Team, 7; 10.º, Stake F1 Team Kick Sauber, 6.