Domínio espanhol no traçado monegasco
Carlos Sainz, da Ferrari, lidera o primeiro treino livre no Principado, com o tempo de 1m13,372s, seguido por Fernando Alonso e Lewis Hamilton, numa sessão marcada por duas bandeiras vermelhas…
PEDRO RORIZ E CARLOS SOUSA (carlos.sousa@autolook.pt)
Os dois pilotos espanhóis, Carlos Sainz (Ferrari) e Fernando Alonso (Aston Martin/Mercedes) colocaram-se no topo da tabela de tempos na primeira sessão de treinos livres, sendo os únicos a chegar ao segundo “13”
De referir que a marca de Maranello não levou para Monte Carlo, as alterações que contava introduzir em Imola, na semana passada, mas isso não impediu Carlos Sainz, que desvalorizou a notícia que falava da troca de posições com Lewis Hamilton (Mercedes), de registar o melhor tempo, com Fernando Alonso a confirmar a eficácia do “AMR23”, com o piloto a não esconder a vontade de regressar aos triunfos nas ruas de Monte Carlo
Ao contrário da Ferrari não trouxe novidades, já o mesmo não sucedeu com a Mercedes, que fez alterações significativas no “W14”, que parecem ter resultado, como o atesta o terceiro tempo de Lewis Hamilton (Mercedes), que chegou a estar no topo da tabela de tempos.
Em dificuldades parece estar a Red Bull, com o mexicano Sergio Perez (Red Bull/Honda) a não ir além do quarto tempo, com neerlandês Max Verstappen (Red Bull/Honda), que se queixou do carro bater demasiado no asfalto, a quedar-se pela sexta posição separados pelo monegasco Charles Leclerc (Ferrari).
O campeão do mundo não escondeu o desagrado por a Honda, a partir de 2026 passar a fornecer motores à Aston Martin, enquanto a Red Bull passará a utilizar unidades de propulsão fornecidos pela Ford.
No lote dos 10 primeiros posicionaram-se, ainda, o inglês Lando Norris (McLaren/Honda), o francês Esteban Ocon (Alpine/Renault), o canadiano Lance Stroll (Aston Martin/Mercedes) e o tailandês Alex Albon (Williams/Mercedes).
O tailandês seria responsável pelo encurtamento da sessão, ao bater, a dois minutos do final, em Saint Devote, a primeira curva do traçado, o que levou à exibição da bandeira vermelha, pela segunda vez, depois do alemão Nico Hulkenberg (Haas/Ferrari) ter levado ao seu aparecimento, ao fim de 20 minutos da sessão, ao bater na “chicane” do porto.
Tempos do treino
PILOTO | CHASSIS | MOTOR | TEMPO |
Carlos Sainz | Ferrari SF-23 | Ferrari | 1’13,372″ |
Fernando Alonso | Aston Martim AMR23 | Mercedes | 1’13,710″ |
Lewis Hamilton | Mercedes W14B | Mercedes | 1’14,035″ |
Sergio Perez | Red Bull RB19 | Honda | 1’14,038″ |
Charles Leclerc | Ferrari SF-23 | Ferrari | 1’14,093″ |
Max Verstappen | Red Bull RB19 | Honda | 1’14,244″ |
Lando Norris | McLaren MCL60 | Mercedes | 1’14,467″ |
Esteban Ocon | Alpine A523 | Renault | 1’14,585″ |
Lance Stroll | Aston Martim AMR23 | Mercedes | 1’14,653″ |
Alexander Albon | Williams FW45 | Mercedes | 1’14,666″ |
Valtteri Bottas | Alfa Romeo C43 | Ferrari | 1’14,718″ |
Kevin Magnussen | Haas VF-23 | Ferrari | 1’14,725″ |
Yuiki Tsunoda | Alpha Tauri AT04 | Honda | 1’14,820″ |
Pierre Gasly | Alpine A523 | Renault | 1’14,866″ |
George Russell | Mercedes W14B | Mercedes | 1’15,066″ |
Nyck De Vries | Alpha Tauri AT04 | Honda | 1’15,083″ |
Oscar Piastri | McLaren MCL60 | Mercedes | 1’15,192″ |
Gaunyu Zhou | Alfa Romeo C43 | Ferrari | 1’15,684″ |
Nico Hulkenberg | Haas VF-23 | Ferrari | 1’15,785″ |
Logan Sargeant | Williams FW45 | Mercedes | 1’15,957″ |