VELOCIDADE

Dylan Pereira domina corrida 1 em Portimão

Dylan Pereira não deixou créditos por mãos alheias na primeira corrida da Porsche Sprint Challenge Ibérica, na manhã deste sábado, integrada no programa do FIA WEC (Campeonato do Mundo de Resistência), no Autódromo Internacional do Algarve, em Portimão.

carlos.sousa@autolook.pt

O piloto luso-luxemburguês que partida da “pole position” nunca perdeu o controlo dos acontecimentos para terminar com uma vantagem de 4.071 segundos sobre Pedro Salvador, o qual também concluiu com uma diferença tranquilizadora face a Francisco Mora.

«Depois do acidente sofrido nos treinos, a equipa AF Motorsport fez um trabalho fantástico e entregou-me um carro perfeito. Consegui manter a liderança na primeira curva e a partir daí procurei não cometer erros. Estava rápido, conservando um bom ritmo até final», referiu Dylan Pereira, vencedor em 2022 da Mobil 1 Super Cup e agora convidado da AF Motorsport, liderada por André Fernandes, para disputar a primeira jornada da Porsche Sprint Challenge Ibérica.

Muito embora se esperassem duelos empolgantes pela conquista dos primeiros lugares, a verdade é que houve muita contenção, com muitos pilotos a optarem por não arriscar demasiado neste início de época e alguns porque também ainda estão a adaptar-se ao sistema de travagem sem ABS.

«Como o Dylan não pontua e também, devido a ter feito pouco treinos, me sentia pouco confortável com a travagem em ABS, preferi não inventar, fazendo uma corrida a pensar nos pontos. A época é longa e marcar pontos desde o início será muito importante», referiu, por seu turno, Pedro Salvador, o segundo classificado, que se destacou de Francisco Mora, outro dos favoritos, cujo carro não estava afinado para as caraterísticas da pista…

«O meu objetivo era ficar à frente do Pedro (Salvador), mas a suspensão estava longe de ser eficaz para uma pista com tantos ressaltos. Tentaremos melhorar o carro para a próxima corrida, de modo a que possa bater-me com o Pedro», declarou Francisco Mora, que ocupou o último lugar do pódio.

Manuel Alves e Vasco Barros, os dois pilotos da LOB Motorsport, embora distanciados entre si, destacaram-se do restante pelotão que chegou a agrupar-se à quarta volta, quando o “safety car” entrou em pista – de modo a que fosse retirado o carro de Bernardo Sousa, protagonista de uma saída.

Lá mais para trás verificaram-se alguns duelos interessantes, como na categoria AM, dominada pelo jovem José Barros, que neste regresso a tempo inteiro após quase um ano de ausência esteve um desempenho notável: «Foi uma corrida fácil depois da saída do safety car, quando consegui ganhar vantagem e distanciar-me do segundo classificado», contou o jovem da Veloso Motorsport.

O segundo lugar do pódio apenas se decidiu na última curva, onde Ian Barret fez um “pião”, apanhando ainda… um grande susto: «Estou desapontado, porque ia conseguir um ótimo segundo lugar e deitei tudo a perder, mas pelo menos evitei bater», referiu o piloto britânico.

Enquanto isso, Ricardo Costa confessava que «este resultado, para quem possui pouca experiência, pois esta foi apenas a minha terceira corrida, é muito satisfatório e animador para o futuro». «Estou satisfeito, porque embora tivesse treinado pouco, consegui fazer bons tempos durante a prova», acrescentou.

Na corrida GD, em que Rui Mirita, a contas com problemas de rendimento no motor do seu Porsche, foi uma carta fora do baralho, João Posser fez valer a sua experiência para concretizar os objetivos de subir ao lugar mais alto do pódio, como comentou no final: «Procurei sempre gerir a corrida para vencer a classe e consegui, o que foi excelente para começar a época».

E quem acabou, feliz da vida, no segundo lugar do pódio, foi Aloísio Monteiro, o “patrão” da The Racing Factory na sua primeira experiência na velocidade: «Fiz uma progressão fantástica nesta estreia, mas ainda tenho de entender como o carro se comporta a meio da corrida. Foi uma experiência interessante e o objetivo é continuar a minha aprendizagem nestas andanças».

Quem também fez a sua primeira prova num circuito foi o piloto de ralis britânico Frank Barret (irmão de Ian Barret, terceiro classificado na categoria AM): «Direi que foi entusiasmante e mais ainda o resultado, pois a minha intenção era aprender e evoluir volta após volta, sempre com muitas cautelas», disse o mais velho dos Barret.

A segunda corrida da jornada inaugural da Porsche Sprint Challenge Ibérica está agendada para as 17h15 deste sábado.

CORRIDA 1

1.º Dylan Pereira (AF Motorsport/Porsche 911 GT3 Cup-997.2/PROAM), 15 voltas

2.º Pedro Salvador (Porsche 911 GT3 Cup-991.2/PROAM), a 4.071

3.º Francisco Mora (Veloso Motorsport/Porsche 911 GT3 Cup-991.2/PROAM), a 9.937

4.º Manuel Alves (LOB Motorsport/Porsche 911 GT3 Cup-991.2/PROAM), a 19.714

5.º Vasco Barros (LOB Motorsport/Porsche 911 GT3 Cup-991.2/PROAM), a 27.376

6.º José Barros (Veloso Motorsport/Porsche 911 GT3 Cup-991.2/AM), a 42.618

7.º Ricardo Costa (Monteiros Competições/Porsche 911 GT3 Cup-991.2/AM), a 1.01.683

8.º João Posser (Veloso Motorsport/Porsche 911 GT3 Cup-991.2/GD), a 1.06.530

9.º Ian Barret (Porsche 911 GT3 Cup-991.2/AM), a 1.06.826

10.º André Fernandes (AF Motorsport/Porsche 911 GT3 Cup-997.2/AM), a 1.07.567

11.º Leandro Martins/Racar Motorsport/Porsche 911 GT3 Cup-991.2/AM), a 1.25.986

12.º Jorge Brioso (Porsche 911 GT3 Cup-911.1/AM), a 1.35.923

13.º Jorge Ramirez (HRT Performance/Porsche 911 GT3 Cup-991.2/AM), a 1.37.162

14.º Aloísio Monteiro (Porsche 911 GT3 Cup-991.2/GD), a 1.53.046

15.º Nuno Inocêncio (Porsche 911 GT3 Cup-911.1/AM), a 1.57.239

16.º Frank Barret (Porsche 911 GT3 Cup-991.2/GD), a 1 volta

17.º Chris Hillaby (HRT Performance/Porsche 911 GT3 Cup-991.2/GD), a 1 volta

18.º Big George (BigGeorge/Porsche 911 GT3 Cup-997.2/GD), a 1 volta

19.º Tiago Gonçalves (P21 Motorsport/Porsche 911 GT3 Cup-911.1/AM), a 2 voltas

20.º Manuel Chincilla (Racar Motorsport/Porsche 911 GT3 Cup-991.2/GD), a 3 voltas

NÃO CLASSIFICADOS

Rui Mirita (Monteiro Competições/Porsche 911 GT3 Cup-991.1/GD)

Bernardo Sousa (AF Motorsport/Porsche 911 GT3 Cup-997.2/PROAM)

Francisca Queiroz (P21 Motorsport/Porsche 911 GT3 Cup-911.1/AM) não alinhou por problemas técnicos no carro

VOLTA MAIS RÁPIDA: Dylan Pereira, com 1m46.256s

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *