RALISRegional

Pedro Melo foi “rei e senhor” em Resende

A acelerar em “casa”, Pedro Melo, navegado por Nicolau Rabaça, voltou a dominar a seu bel prazera a 3.ª edição do Rally Resende Douro Verde, prova inaugural dos Campeonatos Promo Centro e Start Centro de Ralis. Só não fez o pleno de triunfos nas especiais porque levantou o pé na última, sem colocar em causa a segunda vitória consecutiva no evento.

(auto.look2010@gmail.com)

Pedro Melo e Nicolau Rabaça (BMW M3) Foto: BMR BY MANUEL ROCHA

Sem chuva, mas com muito frio, típico da época e das terras durienses, o Rally Resende Douro Verde arrancou na noite de sábado, com uma dupla passagem pelos 2,75 km da Resende Street Stage. E logo nesses 5,5 quilómetros contra o cronómetro se percebeu que seria difícil alguma equipa disputar taco-ataco o triunfo na prova com Pedro Melo e Nicolau Rabaça.

A dupla de Resende apresentou-se à partida munida dos argumentos musculados do BMW M3 com que tinha já vencido a prova em 2022 e venceu essas duas passagens pelo traçado urbano noturno. Pedro Melo e Nicolau Rabaça foram descansar no fecho da seção inicial já com 18,4 segundos de vantagem sobre os adversários mais diretos: Artur Quintal e Vítor Henriques.

A dupla madeirense, que conduziu pela primeira vez um Rally2 em competição, sendo também a estreia do piloto em provas continentais, iniciou a prova com toda a cautela, até porque apenas tinha rodado 20 quilómetros em testes com Citroën C3 Rally2 da Sports & You.

Artur Quintal e Vítor Henriques (Citroën C3 Rally2) Foto: OMS RICARDO SOARES

A fechar os três primeiros nesta fase inicial da prova, encontrámos João Araújo e Luís Araújo, aos comandos de um Mitsubishi Lancer EVO VIII preparado pela Domingos Sport. Fecharam a noite inaugural a 22,6 segundos dos líderes. Este pódio provisório absoluto não sofreu mais alterações até ao fecho do rali.

A chuva juntou-se ao frio durante grande parte da jornada final de domingo, tornando ainda mais difíceis as já exigentes, sinuosas e armadilhadas estradas de asfalto de Resende, sem que tal fosse obstáculo de maior para Pedro Melo e Nicolau Rabaça.

A dupla de Resende continuou a devorar triunfos nos troços cronometrados, vencendo mais seis consecutivos, vindo apenas a perder o último, numa altura em que já rodavam claramente em “velocidade de cruzeiro” a caminho do pódio final em frente aos Paços do Concelho do Município de Resende, onde arribaram com 1m18,9s de vantagem sobre a dupla madeirense.

João Araújo e Luís Araújo (Mitsubishi Lancer EVO VIII) Foto: OMS RICARDO SOARES

«Foi um rali difícil, sobretudo porque não fizemos as melhores escolhas de pneus durante este último dia. Estamos muito felizes por termos conseguido vencer outra vez e, quem sabe, desta feita, poderemos pensar em fazer mais provas do Start Centro durante esta época», afirmou Pedro Melo.

Obviamente que, para além de vencer à geral, Pedro Melo triunfou nas contas do Campeonato Start Centro de Ralis, competição onde a equipa que forma com Nicolau Rabaça foi acompanhada no pódio pelas duplas Viana Martins e Pedro Contente (Renault Clio III RS), segundos colocados.

José Carlos Pouca Sorte e  Vera Sequeira, que estrearam em Resende, terra natal do piloto especialista em montanha, uma carismática BMW 320 Touring, foram subindo paulatinamente no ritmo e na classificação, conquistando um saboroso 3.º posto final no Start Centro.

Pódio Foto: BMR BY MANUEL ROCHA

Quanto à prestação de Artur Queirós e Vítor Henriques, o balanço é positivo. O desconhecimento quase total do carro, só igualado pelo mesmo óbice quanto ao traçado da prova, onde enfrentaram verdeiros especialistas locais, torna o 2.º posto da geral e a vitória entre os X5-16 um resultado muito satisfatório.

Para a dupla madeirense destaca-se a ausência de erros de monta durante todo o rali, o ritmo em crescendo e o triunfo numa das especiais. Regressam à Ilha da Madeira com uma boa experiência e a vontade de repetir no futuro.

João Araújo e Luís Araújo também garantiram o 3.º posto do pódio absoluto sem grandes pressões, juntando a esse lugar a vitória nas lides do Campeonato Promo Centro de Ralis. Foram sempre cautelosos no ritmo que imprimiram ao Lancer EVO VIII e saíram de Resende no comando desse campeonato, começando da melhor forma o ataque ao título, objetivo que assumem como estando nos seus planos para 2023. Terminaram o Rally Resende Douro Verde a 2m33,9s dos vencedores absolutos.

Pódio Foto: BMR BY MANUEL ROCHA

No Promo Centro, Viana Martins e Pedro Contente (Renault Clio III RS) também garantiriam o 2.º posto, a exemplo do que fizeram no Start Centro, enquanto Vítor Gomes e Joel Oliveira fizeram da regularidade durante todo o rali o segredo para serem terceiros.

Terminaram 14 equipas, registando-se oito abandonos, num rali onde a bitola organizativa do Targa Clube esteve sempre alta e merecedora do forte apoio do Município de Resende e do entusiasmo com que as gentes durienses daquele concelho recebem a prova.

Também a ser considerada pela Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK) estará a pertinente vontade do clube e da autarquia de ter uma data diferente, enquadrada no período forte da cereja, produto de excelência e que é um dos “ex-libris” do concelho de Resende.

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *