AUTOLOOKNotícias Várias

Stellantis constrói aeronaves elétricas com a Archer

A Stellantis e a Archer unem forças para fabricar a aeronave Midnight eVTOL da Archer. A Stellantis fornecerá tecnologia e experiência avançada de produção, pessoal especializado e investimento para permitir o fabrico das aeronaves.

(auto.look2010@gmail.com)

Stellantis N.V. (NYSE / MTA / Euronext Paris: STLA) e Archer Aviation Inc. (NYSE: ACHR) anunciaram que concordaram em expandir, significativamente, a sua parceria, unindo forças para o fabrico da aeronave elétrica de descolagem e pouso vertical (eVTOL) da Archer, a Midnight.

A Stellantis irá trabalhar com a Archer para a construção da recém-anunciada infraestrutura de produção da Archer em Covington, no estado da Geórgia, na qual as empresas planeiam começar a fabricar a aeronave Midnight em 2024.

A Midnight foi projetada para ser segura, sustentável, silenciosa e conta com uma capacidade de carga prevista superior a 1.000 libras (454 kg), podendo transportar quatro passageiros e um piloto. Com uma autonomia de 100 milhas (160 km), a Midnight foi otimizada para viagens de ida e volta de curta distância, de cerca de 20 milhas (32 km), com um tempo de carregamento de aproximadamente 10 minutos entre elas.

Esta parceria única na indústria de mobilidade aérea urbana permitirá aproveitar os respetivos pontos fortes e competências de cada uma das empresas, de modo a trazer a aeronave Midnight para o mercado. A Archer conta com a sua equipa eVTOL de classe mundial, mecânicas elétricas e especialistas certificados, enquanto a Stellantis contribuirá com tecnologia e experiência avançada de produção, pessoal especializado e capital para esta parceria.

Este acordo visa permitir a rápida expansão da produção de aeronaves para ir ao encontro dos planos de comercialização da Archer, permitindo que a empresa fortaleça o seu caminho para a comercialização, ajudando a evitar gastos de centenas de milhões de dólares durante a fase de arranque da produção. O objetivo é que a Stellantis produza a aeronave eVTOL da Archer em série como seu fabricante exclusivo.

Como sinal do seu compromisso, a Stellantis irá fornecerá um máximo de US$ 150 milhões em capital social para possível utilização por parte da Archer, a seu critério, em 2023 e 2024, sujeito ao alcance de determinados objetivos de negócios que a Archer espera alcançar em 2023.

A Stellantis pretende aumentar a sua participação estratégica através da futura aquisição de ações da Archer. Juntamente com os restantes elementos dessa vasta parceria, essas ações permitirão que a Stellantis se torne num investidor de referência a longo prazo na Archer.

Trabalhámos em estreita colaboração com a Archer nos últimos dois anos e mantenho-me impressionado pelo seu engenho e compromisso inabalável para com a entrega de resultados», afirmou Carlos Tavares, CEO da Stellantis.

«Aprofundar a parceria com a Archer como um investidor estratégico, através de planos de aumento da nossa participação, demonstra como a Stellantis supera os seus limites para providenciar uma liberdade sustentável em termos de mobilidade, das ruas e autoestradas até aos céus. Apoiar a Archer com a nossa experiência de fabrico é outro exemplo de como a Stellantis irá liderar o modo como o mundo se move», acrescentou o português.

«O reconhecimento contínuo da Stellantis pelo progresso da Archer rumo à comercialização e a atribuição de recursos significativos para a construção da aeronave Midnight connosco coloca a Archer numa posição forte para ser líder de mercado», disse Adam Goldstein, fundador e CEO da Archer.

«As duas empresas estão a dar passos importantes conjuntos para concretizar uma oportunidade única para redefinir o transporte urbano».

A Stellantis é parceira estratégica da Archer desde 2020, por via de várias iniciativas de colaboração e como investidora desde 2021. Durante este período, a Archer aproveitou a experiência profunda de fabrico, cadeia de abastecimentos e design da Stellantis, em conjunto com os esforços da Archer para elaborar, desenvolver e comercializar a sua aeronave eVTOL.

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *