FÓRMULA 1

Kevin Magnussen estreia-se na “pole position”

O dinamarquês Kevin Magnussen (Haas) foi a grande surpresa na qualificação para o Grande Prémio de Fórmula 1 do Brasil, na pista de Interlagos, em São Paulo, ao conquistar a “pole”, a primeira da sua carreira, para a corrida sprint, negando a Max Verstappen o que seria a 20.ª “pole” para o virtual campeão do Mundo.

PEDRO RORIZ E CARLOS SOUSA (auto.look2010@gmail.com)

Ao fim da 140 Grandes Prémios, o finlandês Kevin Magnussen (Haas/Ferrari) garante a “pole position” pela primeira vez na carreira, beneficiando das circunstâncias em que decorreu a qualificação para a corrida “Sprint”. Tudo aconteceu no início da Q3, quando a chuva começou a cair, mas as condições de aderência permitiam aos pilotos sair com pneus lisos, o que todos fizeram com o inglês George Russell (Mercedes) a sair da pista a 8m10s do final da sessão.

Um cenário que obrigou à exibição da bandeira vermelha, para o carro ser retirado, numa altura em que todos, com excepção do monegasco Charles Leclerc (Ferrari), que ficou na 10.ª posição, mas que se fosse levado em consideração o tempoo (1’10,950”) da Q2 teria garantido a “pole”.

Durante o tempo que mediou até ao recomeço, a intensidade da chuva aumentou e quando o regresso à pista foi autorizado, só o mexicano Sergio Perez (Red Bull/Honda) e o inglês Lewis Hamilton (Mercedes) saíram da “box”, onde regressaram de imediato, depois de terem concluído que não dispunham de condições para melhorarem os tempos, com todos os outros a não fazerem qualquer tentativa, o que permitiu ao dinamarquês garantir a “pole” para a corrida para este sábado.

A seu lado vai estar o neerlandês Max Verstappen (Red Bull/Honda), com os ingleses George Russell e Lando Norris (McLaren/Mercedes), o espanhol Carlos Sainz (Ferrari) e o franc~es Esteban Ocon (Alpine/Renault) a ocuparem as seis primeiras posições, com outros tantos carros de equipas diferentes, algo que não tinha acontecido esta temporada, ao longo da qual Red Bull. Ferrari e Mercedes têm dominado treinos e corridas.

Sabia-se que a chuva podia condicionar a qualificação, o que começou por acontecer no começo da Q1, quando o asfalto estava molhado pela chuva que caiu entre o treino livre e a qualificação, o que levou à utilização de pneus intermédios nos primeiros minutos, mas com o asfalto a secar todos montaram “slicks”.

Na Q2 houve a preocupação de sair para a pista, logo quando a luz verde acendeu, com o objectivo de garantir o acesso á Q3, antes que a chuva voltasse, como viria a suceder na Q3, provocando a confusão e uma grelha de partida fora do normal. Com os melhores carros mais atrás a corrida “Sprint” promete ser emotiva.

Grelha de partida1.ª linha: Kevin Magnussen (Haas VF22/Ferrari), 1’11,674”, Max Verstappen (Red Bull/Honda), 1’11,877”; 2.ª linha: George Russell (Mercedes W13/Mercedes), 1’12,059”; Lando Norris (McLaren MCL36/Mercedes), 1’12,263”; 3.ª linha: Carlos Sainz (Ferrari F1-75/Ferrari), 1’12,357”; Esteban Ocon (Alpine A522/Renault), 1’12,475”; 4.ª linha: Fernando Alonso (Alpine A522/Renault), 1’12,504”; Lewis Hamilton (Mercedes W13/Mercedes), 1’12,611”; 5.ª linha: Sergio Perez (Red Bull/Honda), 1’15,601”; Charles Leclerc (Ferrari), sem tempo; 6.ª linha: Alexander Albon (Williams FW14/Mercedes), 1’11,631”; Pierre Gasly (Alpha Tauri AT03/Honda), 1’11,675”; 7.ª linha: Sebastian Vettel (Aston Martin AMR22/Mercedes), 1’11,678”; Daniel Riccardo (McLaren MCL36/Mercedes), 1’12,140”; 8.ª linha: Lance Stroll (Aston Martin AMR22/Mercedes), 1’12,210”; Nicholas Latifi (Williams FW14/Mercedes), 1’15,095”; 9.ª linha: Guanyu Zhou (Alfa Romeo C42/Ferrari), 1’15,197”; Valtteri Bottas (Alfa Romeo C42/Ferrari), 1’15,486”; 10.ª linha: Yuki Tsunoda (Alpha Tauri AT03/Honda), 1’16,264”; Mick Schumacher (Haas VF-22/Ferrari), 1’16,361”

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *