Enduro

Águeda abriu a temporada de Enduro Sprint

O Campeonato Nacional de Enduro Sprint – Moto Espinha 2024 teve a sua ronda inaugural em Águeda. A caravana retoma a competição na Figueira da Foz, a 29 de setembro, prova antecedida na véspera por uma ronda do Campeonato Nacional de Mini Enduro – Jetmar.

carlos.sousa@autolook.pt – Fotos: PEDRO MEIRA

Ruben Ferreira (Beta)

O ACTIB – Águeda Action Club tomou a seu cargo o “pontapé de saída” do Campeonato Nacional de Enduro Sprint – Moto Espinha 2024, competição que conta com cinco provas e se prolongará até 1 de dezembro em Castelo Branco, com passagens ainda por Figueira da Foz, Viana do Castelo e Penacova.

Nesta ronda inaugural, com o “quartel-general” no Crossódromo Internacional de Águeda, o muito pó previsto – que tinha já antecipadamente causado a substituição da resistência agendada para a tarde pela repetição do percurso e especiais da manhã, mas em sentido inverso – marcou o dia de competição.

De manhã, Luís Oliveira (Yamaha) venceu com 7 segundos de vantagem sobre Renato Silva (Beta), com Bruno Charrua (GasGas), Rúben Ferreira (Beta) e Francisco Leite (Sherco) a fecharem o “top 5”. Na parte da tarde (estas provas contam com pontuações finais independentes), foi Ruben Ferreira a triunfar, mostrando que quer lutar por mais um título depois do sucesso na classe Open do Nacional de Enduro.

Joana Gonçalves (Husqvarna)

Luís Oliveira terminou em segundo lugar a 17 segundos, incluindo 15 segundos de penalização. Bruno Charrua repetiu o terceiro posto, na frente de Gonçalo Reis (GasGas) e Renato Silva.

Entre as Senhoras, o grande destaque foi para o regresso à ação de Joana Gonçalves (Husqvarna), após um longo ano de paragem por lesão. A jovem piloto de Vigado entrou no campeonato com o “pé direito”, vencendo de manhã e de tarde, sempre com boa réplica por parte de Rita Vieira (Yamaha), que terminou, respetivamente a 16 e a 14 segundos. Em seguida e sempre pela mesma ordem terminaram Mariana Afonso (KTM), Kika Duarte (Sherco) e Liliana Pereira (KTM).

Luís Cardoso (Beta) triunfou a “dobrar” na Verdes 2, com Tomás Rodrigues (Yamaha) e André Reis (GasGas) a dividirem os triunfos em Verdes 1. José Silva (Beta) foi sempre o mais forte nos Veteranos, tal como Albano Mouta (GasGas) em Super Veteranos e Luís Brandão (KTM) em Promoção.

O Campeonato Nacional de Enduro Sprint – Moto Espinha estará de regresso na Figueira da Foz, a 29 de setembro, prova antecedida na véspera por uma ronda do Campeonato Nacional de Mini Enduro – Jetmar.

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *