FÓRMULA 1

Sinos voltaram a tocar em Maranello…

O piloto monegasco Charles Leclerc vence GP Monza, com bandeirada de Del Piero, no triunfo caseiro da Ferrari em Monza. Piastri e Norris foram segundo e terceiro, respetivamente.

PEDRO RORIZ E CARLOS SOUSA (carlos.sousa@autolook.pt)

Três meses depois de terem tocado para assinalar a vitória de Charles Leclerc (Ferrari), no Mónaco, os sinos de Maranello voltam a soar para festejar o triunfo do monegasco em Monza, o que provocou uma enorme explosão de alegria nos milhares de “tiffosi” que saltaram para a pista para festejar a vitória da Ferrari em casa.

Uma vitória sofrida face à recuperação que o australiano Oscar Piastri (McLaren/Mercedes) fez nas derradeiras voltas e que quase pôs em causa o triunfo de Charles Leclerc, o segundo da temporada, sétimo da carreira, o que o faz igualar o número de triunfos do colombiano Juan Pablo Montoya.

O inglês Lando Norris (McLaren/Mercedes), que largou da “pole” e foi batido no arranque por Oscar Piastri e Charles Leclerc, completou o pódio, o que permitiu à McLaren reduzir para oito pontos, o atraso em relação à Red Bull no “Mundial” de Construtores, enquanto a Ferrari está a 39 pontos do primeiro lugar.

A vitória da Ferrari assentou numa estratégia diferente da seguida pelos seus adversários, já que optou por uma única paragem, contra duas da concorrência, o que permitiu aos seus pilotos suplantarem os seus adversários.

Apesar do espanhol Carlos Sainz (Ferrari), que hoje completa 30 anos, não ter resistido à aproximação dos pilotos da McLaren, Charles Leclerc dispôs de uma vantagem que Oscar Piastri, apesar de todo o seu esforço, não conseguiu neutralizar.

O espanhol garantiu o quarto lugar, à frente do inglês Lewis Hamilton (Mercedes) e do neerlandês Max Verstappen (Red Bull/Honda) que, apesar de ter passado pelo comando e por ter sido dos pilotos da frente dos últimos a parar a primeira vez para trocar os pneus, nunca esteve na corrida pela vitória.

Uma situação que aumenta o seu “jejum” de triunfos para seis corridas, depois de ter ganho sete das 10 primeiras, o que fez reduzir o seu avanço sobre Lando Morris para 62 pontos, quando faltam nove corridas para o final da temporada.

O inglês George Russell (Mercedes) penalizado por ter dado um “toque”, logo na primeira curva. que lhe danificou a asa dianteira e o levou a perder tempo na paragem na “box”, e o mexicano Sergio Perez (Red Bull/Honda) classificaram-se nos lugares seguintes e impediram a intromissão de qualquer piloto de outra equipa, entre os oito dos conjuntos que dominam o campeonato.

O tailandês Alexander Albon (Williams/Mercedes), que fez mais uma excelente corridam foi o “melhor dos outros”, à frente do dinamarquês Kevin Magnussen (Haas/Ferrari), que arrecadou o derradeiro ponto em jogo. Destaque para o 12.º lugar do argentino Franco Colapinto (Willliams/Mercedes) na estreia na Fórmula 1.

FICHA DA PROVA

Prova – Pirelli Grand Prix d’Italia

Circuito – Autodromo Nazionale Monza

Extensão – 306,720 km = 53 x 5,793 km

“Pole position” – Lando Norris (McLaren MCL38/Mercedes), 1 volta (5,793 km), em 1’19,327” (262,896 km/h)

Grelha de partida1.ª linha: Lando Norris (McLaren MCL38/Mercedes), 1’19,327”; Oscar Piastri (McLaren MCL38/Mercedes), 1’19,436”; 2.ª linha: George Russell (Mercedes W15/Mercedes), 1’19,440”; Charles Leclerc (Ferrari SF24/Ferrari), 1’19,461”; 3.ª linha: Carlos Sainz (Ferrari SF-24/Ferrari), 1’19,467”; Lewis Hamilton (Mercedes W15/Mercedes), 1’19,513”; 4.ª linha: Max Verstappen (Red Bull RB20/Honda), 1’20,022”; Sergio Perez (Red Bull RB20/Honda), 1’20,062”; 5.ª linha: Alexander Albon (Williams FW46/Mercedes), 1’20,421”; Nico Hulkenberg (Haas VF-24/Ferrari), 1’20,339”; 6.ª linha: Fernando Alonso (Aston Martin AMR24/Mercedes), 1’20,421”; Daniel Riccardo (VCARB01/Honda), 1’20,479”; 7.ª linha: Kevin Magnussen (Haas VF-24/Ferrari), 1’20,698”; Pierre Gasly (Alpine A523/Renault), 1’20,738”; 8.ª linha: Esteban Ocon (Alpine A523/Renault), 1’20,766”; Yuki Tsunoda (VCARB01/Honda), 1’20,945”; 9.ª linha: Lance Stroll (Aston Martin AMR24/Mercedes), 1’21,013”; Franco Colapinto (Williams (FW46/Mercedes), 1’21,445”; 10.ª linha: Valtteri Bottas (Kick Sauber C44/Ferrari), 1’21,101”; Guanyu Zhou (Kick Sauber C44/Ferrari), 1’21,445

Comandantes sucessivos – Oscar Piastri, da 1.ª à 16.ª volta; Carlos Sainz, na 17.ª e 18.ª volta; Max Verstappen, da 19.ª à 21.ª volta; Sergio Perez, na 22.ª volta, Oscar Piastri, da 23.ª à 38.ª volta; Charles Leclerc, da 39.ª à 53.ª volta

Volta mais rápida – Lando Norris (Mercedes W15/Mercedes), 1 volta (5,793 km), em 1’21,432” (256,100 km/h)

Vencedor – Charles Leclerc (McLaren MCL38/Mercedes), 53 voltas (306,720 km) em 1.14’40,727” (246,431 km/h)

CLASSIFICAÇÃO

POS. PILOTO CARRO MOTOR TEMPO
1.º Charles Leclerc Ferrari SF-24 Ferrari 1’14,40,127
2.º Oscar Piastri McLaren MCL38 Mercedes a 2,664″
3.º Lando Norris McLaren MCL38 Mercedes a 6,153″
4.º Carlos Sainz Ferrari SF-24 Ferrari a 15,621″
5.º Lewis Hamilton Mercedes W15 Mercedes a 22,820″
6.º Max Verstappen Red Bull RB20 Honda a 37,932″
7.º George Russell Mercedes W15 Mercedes a 39,715″
8.º Sergio Perez Red Bull RB20 Honda a 54,148″
9.º Alexander Albon Williams FW46 Mercedes a 1’07,456″
10.º Kevin Magnussen Haas VF-24 Ferrari a 1’08,302″
11.º Fernando Alonso Aston Martin AMR24 Mercedes a 1’08,495″
12.º Franco Colapinto Williams FW46 Mercedes a 1’21,308″
13.º Daniel Riccardo VCARB01 Honda a 1’33,452″
14.º Esteban Ocon Alpine A524 Renault a 1 volta
15.º Pierre Gasly Alpine A524 Renault a 1 volta
16.º Valtteri Bottas Kick Sauber C44 Ferrari a 1 volta
17.º Nico Hulkenberg Haas VF-24 Ferrari a 1 volta
18.º Gaunyu Zhou Kick Sauber C44 Ferrari a 1 volta
19.º Lance Stroll Aston Martin AMR24 Mercedes a 1 volta

CLASSIFICAÇÕES DOS “MUNDIAIS”

PILOTOS – 1.º, Max Verstappen, 303 pontos; 2.º, Lando Norris, 241; 3.º, Charles Leclerc, 207; 4.º, Oscar Piastri, 197; 5.º, Carlos Sainz, 184; 6.º, Lewis Hamilton, 164; 7.º, Sergio Perez, 143; 8.º, George Russell, 128; 9.º, Fernando Alonso, 50; 10.º, Lance Stroll, 24; 11.º, Nico Hulkekberg, 22; 12.º Yuki Tsunoda, 22; 13.º, Daniel Riccardo, 12; 14.º Pierre Gasly, 8; 15.º, Oliver Bearman, 6; 16.º, Kevin Magnussen, 6; 17.º, Alexander Albon, 6; 18.º, Esteban Ocon, 5.

CONSTRUTORES – 1.º, Oracle Red Bull Racing, 446 pontos; 2.º, McLaren F1 Team, 438; 3.º, Scuderia Ferrari, 407; 4.º, Mercedes AMG Petronas F1 Team, 292; 5.º, Aston Martin Aramco F1 Team, 74; 6.º, Visa Cash App RB F1 Team, 34; 7.º, MoneyGram Haas F1 Team, 28; 8.º, BWT Alpine F1 Team, 13; 9.º, Williams Racing, 6.

Próxima prova – Qatar Airways Azerbaijan Grand Prix, dia 15 de Setembro, no Baku City Circuit.

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