Sertões BRB mexe na liderança nos carros e UTV
Nas duas rodas, o francês Adrien Metge volta a vencer e amplia a vantagem na classificação geral. Nesta terça-feira, a etapa maratona terá carros de um lado, enquanto motos, UTVs e quads, do outro, enfrentando percursos diferentes.
carlos.sousa@autolook.pt
Mudança na liderança da classificação geral dos carros e UTVs após a terceira etapa do Sertões BRB. Os 386 quilómetros, 336 dos quais cronometrados, que ligaram esta segunda-feira Santa Maria da Vitória a Luís Eduardo Magalhães, ambos na Bahia, desafiaram pilotos e navegadores com longas retas e um início técnico. E mostraram no maior rally das Américas que qualquer detalhe pode fazer a diferença.
Foi exatamente o que aconteceu na disputa dos carros. Lucas Moraes e Kaíque Bentivoglio (Toyota GR Hilux / Gazoo Racing – MEM), que começaram o dia como líderes, perderam tempo após dois furos e precisaram de um pneu emprestado por Marcos Moraes (Toyota GR Hilux/MEM) para voltar a andar forte. Melhor para Adroaldo Weisheimer, o Major e Beco Andreotti (Toyota GR Hilux / Overdrive).
Chegando praticamente em casa – nasceu em Barreiras, a 90 km de Luís Eduardo –, Adroaldo Weisheimer precisou de mostrar capacidade de superação. Sentindo-se mal desde o fim de semana, o piloto chegou a refletir não largar para a etapa.
Para complicar, o ar condicionado do carro apresentou problemas, aumentando a temperatura da cabine num dia já quente. A insistência acabou premiada com a vitória do dia e a medalha que premia o feito, depois do piloto ter passado pelo hospital para receber soro e se desidratar. Depois, Adroaldo Weisheimer e Beco Andreotti assumiram a liderança na geral, seguidos por Moraes/Bentivoglio.
Nos UTVs, a festa foi de um piloto de casa. Ao lado do experiente navegador Flávio França, Tomas Luza (Polaris RZR Pro R / Gran7 – Cotton Racing) fez valer o conhecimento do tipo de terreno enfrentado na etapa para terminar na frente.
A dupla superou os atuais campeões Deni do Nascimento / Gunnar Dums por 1m32s. Com o terceiro lugar do dia, Bruno Varela / Ari Fiúza (Can-Am Maverick R / Varela Racing) ficaram na frente de Rodrigo Varela / Matheus Mazzei e aparecem agora 44 segundos à frente.
Nas duas rodas, a etapa foi, mais uma vez, de Adrien Metge (Yamaha WR 450F / IMS Yamaha). O piloto francês, invicto este ano no Brasileiro de Rally Raid, confirmou a sua ótima forma para bater Gabriel Soares, o Tomate (Honda CRF 450R / Honda Racing), com o argentino Martin Duplessis (Honda CRF 450R / Honda Racing) em terceiro. Metge ampliou para a 8m28s a vantagem em relação a Duplessis.
ETAPA MARATONA PARA PILOTOS E EQUIPAS AUDAZES
Esta terça-feira é o dia da primeira parte da etapa Maratona, com a principal novidade do Sertões BRB. Motos, UTVs e quads terão pela frente um percurso de 434 quilómetros em torno de Luís Eduardo Magalhães, com 418 dos quais cronometrados.
As equipas atravessam estradas de fazenda, 70 km de areia dura e uma serra, com direito a um percurso de trial curto, mas extremamente técnico. A especial termina com longas retas.
Já os carros seguem noutra direção para encarar 293 km (especial de 236 km), também por estradas de fazenda. Para os navegadores, um desafio extra, já que não haverá nenhum tipo de rasto ou referência no terreno.
No final da etapa, pilotos e navegadores contam com 90 minutos – até ao ano passado eram 30 – para fazer a manutenção dos seus veículos, já que não podem receber apoio externo. Amanhã, quarta-feira, os percursos se invertem entre as categorias.
Adrien Metge (vencedor nas motos)
«Foi uma etapa bem parecida com a de ontem, bastante rápida, um pouco mais difícil no começo. As longas retas ajudaram na navegação, já que fui o primeiro a largar novamente. É bom conseguir aumentar a vantagem na geral».
Beco Andreotti (vencedor nos carros)
«Foi uma etapa ótima, a planilha estava muito bem marcada. Para o Adroaldo não foi fácil, já que ele vinha se sentindo mal e não pudemos contar com o ar condicionado, a um certo ponto estávamos com 56° no carro. Passamos o Lucas e o Kaíque quando eles tiveram problemas com os pneus e conseguimos abrir. O ritmo do Major impressionou-me, é a primeira prova dele com um T1+ e já anda muito forte. Agora estamos na frente, sabemos da força do Lucas e de seu equipamento, mas Sertões é Sertões».
Tomas Luza (vencedor nos UTV)
«Não é fácil concorrer no meio de tantas feras, mas viemos bem para chegar em casa. A especial teve um começo bem rápido, foram vários tipos de terreno. Eu tenho alguma familiaridade com o terreno, mas nunca andei de UTV em LEM. De qualquer das formas, espero que isso me ajude».
RESULTADOS
26/8 – Terceira etapa: Santa Maria da Vitória / Luís Eduardo Magalhães (BA)
DI: 3 km / SS: 336 km / DF: 47 km – Total: 386 km
MOTO
1.º Adrien Metge #2, Yamaha WR 450F / IMS Yamaha, (1) Moto 1, 4h34m34s
2.º Gabriel Soares #4 , Honda CRF 450RX / Honda Racing, (1) Moto2, 4h36m49s
2.º Martin Duplessis #3, Honda CRF 450RX / Honda Racing, (2 )Moto 1, 4h37m30s
3.º Mason Klein #1, Honda CRF 450RX / Honda Racing, (3) Moto 1, 4h38m02s
4.º Ricardo Martins #6, Yamaha WR 450F / IMS Yamaha, (4) Moto 1, 4h41m29s
CARROS
1.º Adroaldo Weisheimer / Beco Andreotti #340, Toyota GR Hilux DKR / X Rally, (1)T1M, 5h55m57s
2.º Lucas Moraes / Kaíque Bentivoglio #323, Toyota GR Hilux DKR / Toyota Gazoo Racing, (2)T1M, 5h58m30s
3.º Marcelo Gastaldi / Cadu Sachs #301, Century CR7 /Baja Tek, (3)T1M, 6h00m37s
4.º Marcos Moraes / Fábio Pedroso #308, Toyota GR Hilux DKR / MEM, (4)T1M, 6h00m46s
5.º Carlos Ambrósio / Luiz Poli #348, Century CR6 / Baja Tek, (1)UT11, 6h04m02s
UTV
1.º Tomas Luza / Flávio França #109, Polaris RZR Pro R / Cotton Racing, (1)UT1, 4h43m59s
2.º Deni do Nascimento / Gunnar Dums #101, Can-Am Maverick R / Bompack Racing, (2)UT1, 4h45m22s
3.º Bruno Varela / Ari Fiúza #110, Can-Am Maverick R / Varela Racing, (3)UT1, 4h45m23s
4.º Thiago Fraga / Marcelo Ritter #122, Can-Am Maverick R / Dango Racing, (4)UT1, 4h46m10s
5.º Rodrigo Varela / Matheus Mazzei #102, Can-Am Maverick R / Varela Racing, (5)UT1, 4h46m20s
CLASSIFICAÇÃO GERAL
MOTO
1.º Adrien Metge #2, Yamaha WR 450F / IMS Yamaha, (1)Moto 1, 10h37m31s
2.º Martin Duplessis #3, Honda CRF 450RX / Honda Racing, (2)Moto 1, 10h46m00s
3.º Mason Klein #1, Honda CRF 450RX / Honda Racing, (3)Moto 1, 10h47m36s
4.º Gabriel Soares #4 , Honda CRF 450RX / Honda Racing, (1)Moto 2, 10h58m55s
5.º Ricardo Martins #6, Yamaha WR 450F / IMS Yamaha, (4)Moto 1, 11h01m43s
CARRO
1.º Adroaldo Weisheimer / Beco Andreotti #340, Toyota GR Hilux DKR / X Rally, (1)T1M, 9h06m38s
2.º Lucas Moraes / Kaíque Bentivoglio #323, Toyota GR Hilux DKR / Toyota Gazoo Racing, (2)T1M, 9h07m58s
3.º Marcelo Gastaldi / Cadu Sachs #301, Century CR7 /Baja Tek, (3)T1M, 9h14m38s
4.º Marcos Moraes / Fábio Pedroso #308, Toyota GR Hilux DKR / MEM, (4)T1M, 9h15m20s
5.º Carlos Ambrósio / Luiz Poli #348, Century CR6 / Baja Tek, (1)UT11, 9h26m19s
UTV
1.º Bruno Varela / Ari Fiúza #110, Can-Am Maverick R / Varela Racing, (1)UT1, 10h58m52s
2.º Rodrigo Varela / Matheus Mazzei #102, Can-Am Maverick R / Varela Racing, (2)UT1, a 44,4s
3.º Deni do Nascimento / Gunnar Dums #101, Can-Am Maverick R / Bompack Racing, (3)UT1, a 2m29s
4.º Tomas Luza / Flávio França #109, Polaris RZR Pro R / Cotton Racing, (4)UT1, a 5m33s
5.º Leonardo Beleza / Solon Mendes #130, Polaris RZR Pro R / Quadritec, (1)UT2, a 10m13s