MOTOS

Supercross reuniu estrelas na noite fafense

Com o Campeonato Nacional de Supercross a aproximar-se do final, viveu-se mais uma noite cheia de ação no Crossódromo de Arões, Fafe, com o piloto apoiado por autolook.pt, Alves Bandeira, Yamaha Motor e Motofundador, a cotar-se o segundo classificado em SX1 e Elite, atrás de Luís Outeiro.

carlos.sousa@autolook.pt – Fotos: LUÍS DUARTE

Afonso Gomes

Com muito público a assistir e boas lutas em pista, a quarta das cinco jornadas do Campeonato Nacional de Supercross 2024 teve lugar no passado sábado, 10 de agosto, na pista de SX de Arões, Fafe, com organização dos Conquistadores – Moto Clube de Guimarães.

Luís Outeiro (Yamaha), em SX1 e Elite, Alex Almeida (Husqvarna) em SX2, Bruno López (KTM) em SX85, John Slade (GasGas) em SX65 e Edgar Salustiano (KTM) em SX50, foram os vencedores da noite, com as decisões de todos os títulos a permanecerem em aberto para a última prova do campeonato.

A final SX1 não trouxe surpresas: Luís Outeiro dominou e venceu, encabeçando um pódio totalmente Yamaha, com o piloto autolook.pt, Afonso Gomes, em 2.º lugar a 15 segundos, e Martim Palma no 3.º posto, a 30 segundos.

Luís Outeiro

Na final Elite, Luís Outeiro fez justiça ao natural favoritismo e venceu com larga vantagem, acompanhado novamente ao pódio pelo piloto Alves Bandeira, Yamaha Motor e Motofundador, nomeadamente Afonso Gomes, e Martim Palma. No 4.º lugar, Valentino Vasquez foi o melhor entre os pilotos de SX2, com Francisco Salgado (GasGas) a fechar o top 5.

Já no que respeita à classe SX2, verificaram-se algumas alterações ao “status quo”, devido a quedas e lesões de alguns dos protagonistas. Um deles, Pedro Rino, lesionado num pé nos treinos para a Poutena, na semana anterior, não fez a deslocação a Fafe, tendo já sido operado.

Pódio Elite

Já durante os treinos em Fafe, o líder do campeonato SX2, o espanhol Gerard Congost (GasGas), sofreu uma queda e lesionou-se numa mão, enquanto Sandro Lobo (Yamaha), já depois de registar a melhor marca nos treinos cronometrados, viria também a cair, deslocando-se ao hospital como medida de precaução mas, embora não se registando nenhuma lesão séria ou fratura, ficaria afastado do resto do programa de corridas.

Na final SX2, o vencedor acabaria por ser Alex Almeida (Husqvarna), batendo por 4,8 segundos o espanhol Valentino Vaxquez (KTM), com Gerard Congost, diminuído fisicamente mas fazendo um esforço para somar pontos, a terminar em terceiro, não chegando depois a alinhar na final Elite.

Bruno López Rodriguez

Relativamente à classe SX85, o comandante do campeonato, Bruno López Rodriguez (KTM), voltou a vencer as duas corridas e a ampliar a sua vantagem, sempre acompanhado ao pódio por Duarte Pinto (GasGas) em segundo lugar e Thimotée Bouis (KTM) em terceiro.

Em SX65 também tivemos vitórias divididas, aqui entre o jovem britânico líder do campeonato, John Slade, e o atual campeão de MX65, Francisco Fernandes (Yamaha). Slade venceu a 1.ª manga na frente de Thiago Rodriguez (KTM) e Francisco Fernandes, mas na segunda corrida foi o português a triunfar face a Slade (que venceria à geral) e Rodriguez.

John Slade

Nas pequenas SX50, desta feita coube a Edgar Salustiano vencer à geral, alternando no primeiro e segundo lugares com o líder do campeonato, Lucas Araújo (KTM), mas valendo-se do triunfo na segunda manga, em que Lucas Araújo sofreu uma queda, para garantir a vitória final. Rodrigo Garcia (KTM) foi terceiro em ambas as corridas.

Com todos os títulos ainda por decidir (Elite, SX1 SX2, SX85, SX65 e SX50), o Campeonato Nacional de Supercross parte assim para a sua última prova, que terá lugar no sábado 17 de agosto em Vila Boa de Quires.

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *