AUTOLOOKNotícias Várias

Município esclarece anulação do Rally de Arganil

Em comunicado, o Município de Arganil insurgiu-se contra as acusações do Clube Automóvel do Centro, relativamente ao cancelamento do Rally de Arganil que estava agendado para os dias 21 e 22 de setembro. A autarquia liderada pelo social-democrata Luís Paulo Costa considera imperativo esclarecer a verdade dos factos.

CARLOS SOUSA (carlos.sousa@autolook.pt)

Está o caldo entornado entre a Câmara Municipal de Arganil e o Clube Automóvel do Centro, tudo devido ao cancelamento do Rally de Arganil, previsto para os dias 21 e 22 de Setembro. O Município de Arganil expressou o seu «repúdio e indignação» pela forma como «a informação foi divulgada publicamente» pelo Clube Automóvel do Centro (CAC) nas redes sociais e na Comunicação Social.

«A comunicação transmite a falsa ideia de que o Município de Arganil é responsável pelo cancelamento da prova, por não ter cumprido um alegado, mas inexistente compromisso de apoio financeiro. Isto é, jamais o Município de Arganil assumiu qualquer compromisso de apoio financeiro», sublinha o documento da autarquia arganilense.

Segundo o CAC, a prova terá sido cancelada devido à falta de cumprimento de um suposto compromisso financeiro por parte da administração municipal. No entanto, Luís Almeida, vereador com o pelouro do Desporto do Município de Arganil esclareceu que jamais houve tal compromisso.

«Desde o início das negociações, no início do corrente ano, que o apoio oferecido foi estritamente logístico, cobrindo despesas com os Bombeiros Voluntários de Arganil e respetivos equipamentos necessários para o evento. Em nenhum momento foi discutida qualquer contribuição financeira».

Perante o que diz ser as «imputações infundadas», Luís Almeida ponderou de imediato e imperativamente, «esclarecer a verdade dos factos». «Desde que o CAC manifestou pela primeira vez o desejo de realizar o Rally em Arganil, as conversas mantidas concentraram-se exclusivamente no apoio logístico do Município de Arganil e no pagamento das despesas relacionadas com os bombeiros e os equipamentos utilizados por estes durante o evento, num valor pecuniário a rondar os 5 ou 6 mil euros».

Com base nesse entendimento, «o CAC enviou, posteriormente, ao Município de Arganil um protocolo escrito e detalhadamente as necessidades previstas para a prova» referiu Luís Almeida. No contacto estabelecido por autolook.pt, o vereador da autarquia arganilense destacou que, «em momento algum e durante os vários contactos estabelecidos com o CAC, foi mencionada pelos seus representantes, de forma escrita ou verbal, a ponderação de qualquer comparticipação financeira por parte do Município de Arganil».

«A 22 de julho de 2024, os responsáveis do CAC remeteram o protocolo de colaboração, referindo a pretensão de querer cobrar ao Município a quantia de 40 mil euros. Nessa altura precisa, em que foi também a primeira vez que se referiram ao montante pretendido, dialoguei de imediato com os representantes do CAC a informar que o Município de Arganil não aceitava pagar qualquer contrapartida financeira», aclarou Luís Almeida.

«A autarquia não tem essa capacidade financeira, como também não é verdade que falhámos à palavra, até porque sempre cumprimos na íntegra os compromissos que assumimos. O Município de Arganil lamenta a desilusão dos entusiastas do Rally. Contudo, em nome da transparência e da boa gestão da causa pública, não podemos aceitar atitudes que em nada refletem a verdade dos factos e que, por isso, repudiamos de forma veemente», refere o autarca, sustentando, ainda que os dirigentes do CAC se retratem».

Refira-se que o Clube Automóvel do Centro emitiu um comunicado interno onde deu a conhecer o cancelamento do Rally de Arganil que se iria disputar no próximo mês de Setembro, alegando questões financeira por parte da Câmara Municipal de Arganil.

«O Clube Automóvel do Centro vem, por este meio, comunicar que somos forçados a cancelar o Rally de Arganil – Capital do Rally, que se iria disputar nos próximos dias 21 e 22 de Setembro próximos, pelo facto de o Município de Arganil nos ter comunicado a indisponibilidade financeira de concretizar o apoio acordado», refere o comunicado.

«Apesar de sermos alheios a esta situação, que lamentamos profundamente, queremos apresentar as nossas desculpas a todos os eventuais envolvidos e interessados nesta prova», pode ler-se no documento interno. Perante esta comunicação, autolook.pt também ouviu alguns responsáveis do CAC, afirmando que têm em seu poder «documentos que foram enviados ao Município de Arganil, dando conta dos valores acima referidos, antes do dia 22 de julho» do corrente ano, mas que nunca foram revelados.

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *