NacionalRALIS

Armindo Araújo garante segunda vitória do ano

O Rally 6 Cities North of Portugal, pontuável para o Campeonato Europeu e Ralis, “acolheu” a penúltima prova do Campeonato de Portugal de Ralis, com o experiente piloto tirsense a superar as adversidades e lograr o triunfo, numa prova em que Rúben Rodrigues, abandonou, e Pedro Almeida, segundo, decidem título no Rallye Vidreiro – Centro de Portugal.

carlos.sousa@autolook.pt – Fotos: ANTÓNIO SILVA / ZOOM MOTORSPORT/FPAK

Pedro Almeida e António Costa (Toyota GR Yaris Rally2)

Armindo Araújo e Luís Ramalho, em Skoda Fabia RS Rally2, sagraram-se vencedores, este domingo, do Rally 6 Cities North of Portugal, penúltima prova do Campeonato de Portugal de Ralis (CPR). Tratou-se de uma jornada de emoções fortes na luta pelo título de campeão, depois de Rúben Rodrigues e Rui Raimundo, ao volante de um Skoda Fabia RS Rally2, somarem a segunda desistência consecutiva, e Pedro Almeida e António Costa, aos comandos de um Toyota GR Yaris Rally e graças ao segundo lugar final, terem ascendido à liderança.

A luta pela conquista do CPR será ainda mais acesa e equilibrada do que nunca na jornada de fecho da época, nos próximos dias 20 e 21 do próximo mês. Nesta prova, que também assinalou o encerramento do Campeonato da Europa de Ralis (ERC) ganhou o jovem “mundialista” Martins Sesks, em Skopda Fabia RS Rally2.

Hélder Miranda e Mariana Machado (Peugeot 208 Rally4)

Apostados em não correrem demasiados riscos para assegurar a soma de pontos para o CPR, Rúben Rodrigues e Pedro Almeida “permitiram”, desde o início desta segunda etapa, que Armindo Araújo fosse aumentando o seu pecúlio e alguns problemas na caixa de velocidades do Toyota daquele último obrigaram-no a redobrar cautelas até chegar à assistência, ao final da manhã.

Contudo, na segunda passagem por Seixoso a discussão do segundo lugar ficava sentenciada, quando o líder do CPR deu um toque numa pedra, esteve a ponto de capotar… mas quando o Skoda aterrou viu que a suspensão dianteira esquerda sofrera danos irreparáveis. A partir daí, Pedro Almeida preocupou-se em salvaguardar a segunda posição.

Mais atrás, no entanto, a disputa pelo último lugar do pódio, um assunto entre Paulo Meireles (Skoda Fabia RS Rally2) e José Pedro Fontes (Lancia Ypsilon Rally2), esteve bastante animada na segunda passagem pelos troços de Felgueiras e de Fafe, acabando o primeiro por subir ao pódio na sua cidade natal, por uma diferença de 7,3 segundos.

Hélder Miranda (Peugeot 208 Rally4) conquistou a primeira vitória da época, pautando o seu desempenho pela regularidade numa das provas mais extensas do CPR 2RM. Dispondo de uma vantagem de quase 7 minutos para Afonso Seixas (Renault Clio Rally5) e já sem a oposição de Pedro Silva (Lancia Ypsilon Rally4), que desistira antes do último troço da etapa anterior, só teve que gerir o ritmo nas oito “especiais” para subir ao lugar mais alto do pódio. Anton Korzun e Afonso Santos, regressados à prova em super-rally, finalizaram em terceiro e quartos, respetivamente.

A próxima e última prova – oitava – do Campeonato de Portugal de Ralis será o Rallye Vidreiro – Centro de Portugal, a 20 e 21 de novembro.

CLASSIFICAÇÃO FINAL

1.º Armindo Araújo/Luís Ramalho (Skoda Fabia RS Rally2), 2h09m07,9s

2.º Pedro Almeida/António Costa (Toyota GR Yaris Rally2), a 38.6s

3.º Pedro Meireles/Mário Castro (Skoda Fabia RS Rally2), a 3m07.6s

4.º José Pedro Fontes/Inês Ponte (Lancia Ypsilon Rally2), a 3.14.9

5.º Ricardo Teodósio/José Teixeira (Citroen C3 Rally2), a 5.28.0

6.º Hélder Miranda/Mariana Machado (Peugeot 208 Rally4), a 19.22.6

7.º Rafael Rego/Nuno Mota Ribeiro (Toyota GR Yaris Rally2), a 22.54.9

8.º Afonso Seixas/Francisco Ponte (Renault Clio Rally5), a 32.42.0

9.º Guilherme Meireles/Pedro Alves (Skoda Fabia Rally2 Evo), a 33.44.9

10.º Anton Korzun/Pavlo Kononov (Peugeot 208 Rally4), a 37.59.1

2RM

1.º Hélder Miranda/Mariana Machado (Peugeot 208 Rally4), 2h28m30.5s

2.º Afonso Seixas/Francisco Ponte (Renault Clio Rally5), a 13m19.4s

3.º Anton Korzun/Pavlo Kononov (Peugeot 208 Rally4), a 18.36.5

4.º Afonso Santos/Mafalda Santos (Peugeot 208 Rally4), a 1h08.33.8

CAMPEONATOS (CLASSIFICAÇÕES)

Absoluto: 1.º Pedro Almeida, 139 pontos; 2.º Rúben Rodrigues, 125; 3.º Armindo Araújo, 112; 4.º Ricardo Teodósio, 97; 5.º José Pedro Fontes, 96; 6.º Pedro Meireles, 81; 7.º Gonçalo Henriques, 57; 8.º Rafael Rego, 40; 9.º Guilherme Meireles, 39; 10.º Hugo Lopes, 33.

2RM: 1.º João Rodrigues, 147 pontos (campeão); 2.º Hélder Miranda, 110; 3.º Pedro Câmara, 88; 4.º Pedro Silva, 82; 5.º Afonso Santos, 68.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *