Foz Côa no centro da Europa com Autocross
A etapa portuguesa do FIA European Autocross e Cross Car Championship de 2026 vai descodificar, este fim de semana, quem sairá de Foz Coa com os título de Buggy 1600, Junior Buggy, e Junior Cross Car. O mítico e histórico Eurocircuito de Foz Côa acolhe grandes corridas, além das Cross Car e SuperBuggy ambas decididas.
carlos.sousa@autolook.pt
Cerca de sete dezenas de pilotos vão estar envolvidos, desta sexta-feira a domingo, numa competição veloz e desafiante em Vila Nova de Foz Côa, com o propósito de discutir três ceptros europeus, precisamente no único concelho português que acumula dois títulos de Património Mundial da Humanidade da UNESCO: o Alto Douro Vinhateiro e os Sítios de Arte Pré-Histórica do Vale do Côa.
Com a região do Douro Vinhateiro a servir de pano de fundo, a competição desenhada superiormente pelo Foz Côa Automóvel Clube já “transbordou” as bermas do traçado de entusiasmo e, a julgar pelo sucesso do ano passado, a 12.ª e derradeira prova do FIA European Autocross e Cross Car Championship de 2026 promete extasiar o público que vai moldurar o Eurocircuito de Foz Côa.
Ao longo de três dias, os cerca de 70 pilotos e as respetivas máquina vão centrar todas as atenções dos entusiastas da modalidade que se disputa no Velho Continente. A curiosidade, além dos títulos de Buggy 1600, Junior Buggy, e Junior Cross Car em disputa, passa tamb+em por perceber a talento intrínseco dos únicos pilotos nacionais em prova.
Trata-se de João Dinis, que vai surgir na grelha da categoria principal de Cross Car, e Lourenço Rocha, que representa as cores lusitanas entre os juniores de Cross Car. No Eurocircuito de Foz Côa, os dois jovens portugueses vão procurar alcançar uma posição de relevo nas respetivas categorias, despertando, naturalmente, os compatriotas nas bancadas, num ambiente que se espera absolutamente elétrico e a “empurrar” os pilotos nacionais em momentos de grande superação.
O FIA European Autocross e Cross Car Championship de 2026 inicia-se esta sexta-feira à noite com a famigerada apresentação pública de todos os pilotos a desenvolver no coração Foz Côa. Trata-se de um aperitivo que antecipa dois dias de fervorosos no Eurocircuito de Foz Côa, com o sábado e domingo reservados para os treinos, as mangas de qualificação, as meias-finais e as grandes finais que coroarão os campeões europeus. Os ingressos podem ser adquiridos na MEO Blueticket e no espaço alusivo à bilheteiras em redor do espaço desportivo.
Rui Soares, presidente do Foz Côa Automóvel Clube, referenciou «a importância da adesão dos pilotos para o sucesso da iniciativa», cujo número de participantes alcançado para derradeira aprova da temporada «legaliza o trabalho desenvolvido pela organização de todas as pessoas envolvidas neste processo, criando, legitimamente, enormes expectativas para um nível competitivo elevado, sobretudo no que concerne às grelhas preenchidas e um ambiente especial no Eurocircuito».
Refira-se que, com a presença de nomes sonantes no panorama europeu, o FIA European Autocross e Cross Car Championship de 2026 assegura corridas impetuosas, mescladas com ultrapassagens no limite e batalhas roda a roda ao longo dos dois dias de competição.

