Portugal no calendário do Mundial de TT

Esta será a terceira de cinco provas de um campeonato que arranca na Arábia Saudita, com o Rali Dakar, de 5 a 19 de janeiro do próximo ano.

carlos.sousa@autolook.pt)

O Rali Transibérico, organizado em conjunto por Portugal e Espanha, é uma das provas do Mundial de Todo-o-Terreno de 2024, anunciou a Federação Internacional do Automóvel (FIA). Esta será a terceira de cinco provas de um campeonato que arranca na Arábia Saudita, com o Rali Dakar, de 5 a 19 de janeiro do próximo ano.

Segue-se o Abu Dhabi Desert Challenge, de 25 de fevereiro a 2 de março, antes da prova ibérica, que se realiza de 2 a 7 de abril. O Desafio Ruta 40, na Argentina, de 2 a 8 de junho, é a quarta ronda, com o Rali de Marrocos (de 5 a 11 de outubro) a encerrar o campeonato.

«É bom ver um novo evento no calendário. Portugal e Espanha têm uma forte tradição na prática do Todo-o-Terreno e esta nova prova vai permitir aos espetadores desta região do globo verem o que de melhor se faz no mundo a passar às suas portas», comentou o presidente da FIA, Mohammed Ben Sulayem.

Esta será mesmo a única ronda europeia de todo o campeonato, promovido pela Amaury Sport Organisation (A.S.O.), empresa que organiza, entre outro eventos, o Rali Dakar e o Tour de França (ciclismo). Para David Castera, diretor desportivo da ASO, a prova ibérica será «mais perto e mais barata» para os europeus, que são «os principais impulsionadores dos ralis de todo-o-terreno».

«Este novo evento vai ter impacto em mais do que uma forma porque decorre em Portugal e Espanha, dois países que se destacam pela sua tradição nos desportos motorizados e pelo seu conhecimento da modalidade», frisou.

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *