24 Horas de Le Mans no Eurosport 1

A espera terminou. Este sábado, a partir das 12h30, arranca no Eurosport 1 a emissão especial das 24 Horas de Le Mans que termina no domingo às 14h00. O líder do campeonato WEC, Filipe Albuquerque, e o campeão de Fórmula E, António Félix da Costa, vão estar em pista na categoria de LMP2.

(auto.look2010@gmail.com)

Os fãs de motores não vão querer perder aquela que é considerada a mais icónica corrida de resistência do mundo, podendo acompanhá-la na Eurosport 1 com os comentários sábios de João Carlos Costa, Vítor Sousa, Miguel Roriz, Ricardo Grilo e Henrique Chaves.

Depois de uma longa espera, chegam finalmente as 24 Horas de Le Mans, a mais icónica prova de resistência do mundo. Os melhores pilotos e equipas lutam pela vitória numa batalha onde a noção de resistência perdeu terreno para a velocidade. São, verdadeiramente, 24 horas “a fundo”.

As marcas mais conceituadas de automóveis competem pela glória no histórico Circuito de la Sarthe, em Le Mans, França, onde uma volta ultrapassa os 13,6 km e as médias rodam os 250 km/h, “brincando” para lá dos 350 km/h nas zonas mais velozes da pista.

A 88.ª edição de Le Mans conta com dois pilotos portugueses em pista na categoria LMP2 e as expectativas são elevadas. O conimbricense Filipe Albuquerque lidera o campeonato da categoria junto com o companheiro de equipa, o britânico Philip Hansen, quando faltam apenas duas corridas para o final da temporada. Somam 120 pontos cada. Os pilotos da United Autosports vêm de três vitórias nas últimas corridas, no Bahrein, EUA e Spa-Francorchamps (Bélgica).

António Félix da Costa, que recentemente se sagrou campeão de Fórmula E, volta a marcar presença nas 24 Horas de Le Mans, à semelhança de anos anteriores. Esta época, o piloto da Jota participou em cinco corridas, tendo ganho as 4 Horas de Xangai, na China, em Novembro do ano passado, e garantido ainda presença no pódio noutras três provas, pelo que as expectativas são elevadas também.

Destaque ainda para a presença da equipa portuguesa da Algarve Pro Racing com dois carros na categoria LMP2. Este ano, pela primeira vez será uma personalidade lusa a dar a partida de Le Mans. Carlos Tavares, presidente do Conselho de Administração do grupo PSA, foi o escolhido pela organização da prova para agitar a bandeira que dará o início da corrida. Para além dele estarão ainda em Le Mans, os portugueses Eduardo Freitas, como director de Corrida, e Pedro Couceiro, ao volante de um dos “safety car”.

O Eurosport está a dar total cobertura ao evento em Le Mans, emitindo os treinos livres, qualificação, super-pole, “warm-up” e corrida, bem como programas complementares com a melhor análise. Em 2020, pela primeira vez, a histórica corrida não contará com a presença de público nas bancadas devido à pandemia da Covid-19.

Junte-se à grande festa das 24 Horas de Le Mans no Eurosport que leva até si uma edição muito especial no fim-de-semana de 19 para 20 de Setembro. Faça uma directa e acompanhe a mais icónica corrida de carros de resistência do mundo.

OS PILOTOS

Filipe Albuquerque

«Estou mais ansioso pelas 24 Horas de Le Mans de este ano do que nos anos anteriores porque tenho um carro muito competitivo, ou seja, igual aos outros, coisa que nos últimos 4 anos não aconteceu. Somos candidatos à vitória, mas sei que Le Mans é especial, e apesar de termos que ser rápidos, nem sempre ganha o mais rápido. Vai ser um ano estranho ter Le Mans sem público, mas acredito que o Eurosport e Le Mans estão a fazer de tudo para dar a melhor cobertura possível».

António Félix da Costa

«Está a chegar a maior e mais desafiante corrida do mundo. Será a minha primeira vez de LMP2 em Le Mans, o nível competitivo está muito alto, mas acredito que temos boas chances de discutir um bom resultado. A chave será a regularidade e evitar cometer erros e estar fora das confusões. A equipa está motivada e eu, o Anthony e o Roberto temos a lição bem estudada, portanto venha dai Le Mans, mal posso esperar».

COMENTADOR DE DESPORTOS MOTORIZADOS DO EUROSPORT

João Carlos Costa

«Não há outra emissão assim de Desporto Motorizado, no Eurosport. Este ano, temos mais quase quatro horas com a magia da noite, sempre um dos grandes cartões-de-visita das 24 Horas de Le Mans, pois a pandemia fez a prova transitar do último fim-de-semana de Primavera para o último de Verão. Mais hipóteses de chuva? Mais ameno? Talvez, ainda que chova menos na região em Setembro do que em Junho, e os dias quentes prolongam-se muitas vezes Outono dentro. Na pista, ninguém espera que os Toyota TS050 sejam derrotados. Só a falta de fiabilidade ou incidentes podem impedir a marca nipónica de conseguir o terceiro triunfo consecutivo. Bem mais interessante, será a batalha nos LMP2, os quais podem ver as portas do pódio (e até da vitória) abrir-se com os eventuais problemas nos seis LMP1 à partida. LMP2 onde está o maior interesse para os portugueses, com Filipe Albuquerque a ser um natural candidato ao triunfo depois de três vitórias consecutivas em provas do WEC com o Oreca da United Autosports. Não há um português a vencer em Le Mans desde que Pedro Lamy se impôs na classe GTE-Am, em 2012. António Félix da Costa, com os pneus Goodyear, será um pouco menos favorito, mas também ganhou nesta temporada 2019/2020. E o “Mighty 38”, alcunha do Oreca da Jota, tem um passado de sucessos em Le Mans. Destaque ainda para a equipa Algarve Pro Racing, de onde podem vir boas surpresas dos dois Oreca que inscreve. Como as batalhas nas categorias de GT (PRO e Am) deixam antever enormes confrontos, esta 88.ª edição das 24 horas de Le Mans, que apenas pela sexta vez não acontecem em Junho, tem tudo para ser épica. Pena não haver público no circuito. É aí que o Eurosport chega em “socorro”, com transmissão em directo sempre que haja carros nos 13.629 metros de pista».

UMA EDIÇÃO DE LE MANS

ÚNICA E COM ALGUMAS NOVIDADES

Como consequência da actual pandemia da Covid-19, pela primeira vez na sua história, as 24 Horas de Le Mans decorrerão à porta fechada. No entanto, os fãs vão poder acompanhar toda a corrida através do Eurosport.

Ao contrário do habitual, este ano as 24 Horas de Le Mans realizam-se em Setembro, mais próximo do Outono e não em Junho. Deste modo, a corrida terá mais horas nocturnas, resultando numa temperatura de pista mais fria. Algo que pode representar a edição mais rápida de sempre.

A tradicional sessão de qualificação das 24 Horas de Le Mans foi alterada. Este ano passaram as duas sessões, com o objectivo de incentivar a velocidade pura e o espectáculo em pista. A qualificação decorreu na quinta-feira e no final desta sessão, os 24 concorrentes – os seis mais rápidos de cada categoria – disputaram esta sexta-feira a nova “Hyperpole”, que determinou os seis primeiros lugares para cada uma das quatro categorias.

Sessenta carros e 180 pilotos participam nas 24 Horas de Le Mans 2020 (6 protótipos LMP1, 24 protótipos LMP2, 8 LMGTE Pro e 22 LMGTE Am). Os britânicos constituem o maior contingente com 34 pilotos na lista provisória de inscritos, e a França é representada por 29.

NÚMEROS RECORDE DE LE MANS

Piloto com maior número de vitórias – Tom Kristensen – 9

Piloto com maior número de vitórias consecutivas – Tom Kristensen – 6

Nação com maior número de vitórias – França – 43

Piloto com maior número de participações – Henri Pescarolo – 33

Piloto mais jovem de sempre a vencer a geral – Alexander Wurz – 22 anos 91 dias

Piloto mais jovem de sempre por categoria – Julien Andlauer – 18 anos, 352 dias

Piloto vencedor mais velho de sempre – Luigi Chinetti – 47 anos, 342 dias

Piloto mais jovem de sempre a competir – Matt McMurry – 16 anos, 202 dias

Piloto mais velho de sempre a competir – Jack Gerber – 68 anos, 110 dias

Piloto com maior número de presença sem nunca acabar a corrida – Hans Heyer – 14

Piloto com maior número de pódios – Tom Kristensen – 14

Piloto com maior número de pole positions – Jacky Ickx – 5

Volta mais rápida desde 1989 – Kamui Kobayashi – 3:14.791 (pole position)

Volta mais rápida em corrida – Mike Conway – 3:17.791

Maior número de voltas – 397

Maior distância cumprida – 5410.713 km

Velocidade máxima alcançada – 407 km/h

Maior número de carros em prova – 61 (2019)

Maior número de espectadores – 400.000 em 1969

Construtora com maior número de vitórias – Porsche – 19

Carro com maior número de vitórias – Audi R8 – 5

Equipa com maior número de vitórias – Joest Racing – 13

HORÁRIOS DE TRANSMISSÃO DAS 24 HORAS DE LE MANS

(Sábado – 19 de Setembro)

9h30 – 10h00 – Warm Up

10h00 – 11h15 – Road to Le Mans

12h30 – 13h15 – Inicio de transmissão

(Domingo – 20 de Setembro)

13h15 – 14h00 – 24 Horas de Le Mans + Pódio

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

%d bloggers like this: